O que são exossomos?  

Exossomos são ativos cosméticos que oferecem mais uma opção terapêutica em estética regenerativa, mais ainda é cedo para usá-los; entenda por quê

Se você é uma dessas pessoas que vive ligada às redes sociais procurando as novidades vindas dos consultórios dermatológicos voltados para tratamentos estéticos, certamente está começando a ouvir um novo termo: tratamento com “exossomos”.

Essas estruturas de tamanho minúsculo são derivadas de células- tronco, verdadeiros comunicadores celulares que podem armazenar ativos biológicos com benefícios muito interessantes.

Na área médica estas vesículas extracelulares são muito importantes, pois podem levar informações genéticas para tratar tumores, reparar desvios cardíacos e até consolidar fraturas.

Em cosméticos os exossomos podem tratar pele sensível e inflamada, cicatrizar microferimentos, regenerar a produção de colágeno, reverter quadros de alopécia (perda de cabelo) e até equilibrar a microflora da pele.

Apesar da falta de mais dados científicos no cenário atual, essa tecnologia poderá ser aproveitada para as fórmulas cosméticas inclusive em produtos mais simples, para evitar o envelhecimento precoce e melhorar a hidratação da pele.

Mas existem desafios a serem vencidos: a segurança, a eficácia, a potência e as dosagens dos exossomos ainda precisam ser determinadas por meio de ensaios clínicos robustos em humanos. Além disso, as técnicas de isolamento e purificação dessas vesículas ainda não foram padronizadas, e isso é necessário para a aprovação regulamentar de todos os modos de entrega.
Então, na minha visão, é cedo para sair correndo atrás dessa nova tecnologia, vamos aguardar…

No geral, os exossomos oferecem mais uma opção terapêutica em estética regenerativa.

É engenheira química especializada em Cosmetologia. Tem 47 anos de experiência como formuladora de cosméticos. Atuou em empresas líderes no setor. É autora do livro Beleza Inteligente (Madras). Mais informações: www.belezainteligente.com.br

Continua após publicidade