O que significa na prática ser positivo?

Aprenda a prática de um simples exercício para você poder ser positivo. Temos sido condicionados a pensar negativamente e isso se tornou um velho hábito, que parece perfeitamente natural.

Você tem se esforçado a ser positivo e alegre? Tudo se torna mais fácil com a prática. Se você tiver perseverança em ter mais bom humor, em saber lidar com os acontecimentos de maneira positiva, você vai desenvolvendo mais força interior e sua recompensa será uma mente mais tranquila.

Em vez do hábito da ‘preocupação e tristeza”, você precisa desenvolver o hábito da ‘alegria e aceitação’. Quando você disciplinar sua mente para ver o lado bom das coisas, aprender, sem revolta, com as lições desafiantes, começar a ver as qualidades das pessoas e em você mesmo, você sintoniza-se com o poder que governa este universo. É uma grande conquista alcançar o controle sobre sua mente.

O que significa na prática ser positivo?

Ser positivo não significa que você nunca terá pensamentos negativos. Significa que você não permitirá que eles comandem sua vida. Não pense que é difícil ou que levará muito tempo para mudar seus hábitos mentais. É apenas uma questão de se lembrar, observar sua mente e de ser persistente.

A maioria das pessoas nem mesmo começa a tentar e muitas daquelas que começam não se lembram de continuar a fazê-lo. Todavia, se você for determinado e estável, você pode criar o hábito do pensamento positivo.

Temos sido condicionados a pensar negativamente e isso se tornou um velho hábito, que parece perfeitamente natural. Mas, você pode dissolver os velhos condicionamentos e criar tendências positivas.

Continua após publicidade

Ser positivo: experimente agora um simples exercício

Justamente agora, pense em alguma coisa bem agradável para você e mantenha esse pensamento por alguns instantes. Perceba que começará a se sentir muito bem internamente. Pode experimentar isso a qualquer momento e ver os resultados por você mesmo. Seu sentimento sempre depende do que você pensa. Assim, a nossa mente determina o ‘sentimento’ de toda a nossa vida – seja agradável ou desagradável.

3 três aspectos importantes sobre a prática do domínio da mente

O primeiro é a qualidade dos pensamentos mantidos pela mente

Vivenciaremos condições e experiências correspondentes à nossa atitude mental e nossos pensamentos habituais. Depende de nós o que permitimos que a mente pense. É a nossa vontade livre, nosso livre-arbítrio. Se não controlamos a mente, não há nada que possamos controlar.

O segundo aspecto da prática do domínio da mente é reduzir o número de pensamentos

Algumas vezes ao dia, podemos lembrar-nos disso e ver se que o que estamos pensando é totalmente desnecessário. Podemos simplesmente afastar aquele pensamento inútil. Gradualmente podemos fazer disto um hábito.

Você precisa simplesmente disciplinar sua mente para não pensar o que é desnecessário, fútil ou ter pensamentos de ansiedade. Pode pensar em um pensamento oposto e positivo. Pode pensar no mantra Om Namah Shivaya (que significa: eu honro Deus que habita em mim). Ou pode pensar em frases como: “Eu sou a presença de Deus em ação.” “Somente coisas boas acontecerão para mim”. “Eu estou com Deus, Deus está comigo”. E, desse modo, purificar e aquietar os pensamentos e reduzi-los para sentir a tranquilidade e alegria.

Para ter paz interior, é preciso substituir os pensamentos negativos pelos positivos

Muitas pessoas não têm ideia do que fazer com seus pensamentos, assim eles permanecem na mente. O segredo é substituí-los. Se você deseja ter paz interior, comece a mudar os pensamentos negativos pelos positivos. Recuse pensar tudo o que lhe fizer se sentir mal. Quando surgir um pensamento negativo, imediatamente, substitua-o pelo mantra; ou por uma coisa mais agradável ou um pensamento oposto e positivo. Se demorar mais de um minuto, esses pensamentos negativos vão lhe envolvendo e será mais difícil retornar à sua mente positiva.

Depois de fazer a transição do hábito de pensar negativo para o hábito de pensar positivamente, será mais fácil aquietar a mente.

Continua após publicidade

O terceiro aspecto da prática do autodomínio da mente é manter a mente equilibrada

Você acha que essa é uma tarefa fácil? Não é fácil, mas é possível se você for persistente. Frequentemente, a mente está muito instável. Quase todas as influências externas podem tirar a mente do equilíbrio e nos fazer pensar o que realmente não queremos pensar.

Não podemos estabilizar a mente da noite para o dia, depois que ela ficou por anos correndo atrás de todos os detalhes e nós permitimos viver nesse turbilhão de pensamentos. Ela se tornará estável através do treinamento, da prática constante e da nossa vontade interior de ser mais contente com aceitação e gratidão.

Geralmente, as pessoas não acham que a vida possa ser fácil e feliz. Até quem conseguiu posições importantes e riqueza, frequentemente, acha difícil suportar o cotidiano. Não importa o que uma pessoa adquiriu ou possui, seus próprios pensamentos podem lhe fazer sentir-se infeliz.

Alguns pensam: “Se eu pelo menos tivesse aquilo eu seria feliz…”, e então, eles conseguem aquilo, mas nada fica melhor, porque a condição da mente permanece a mesma. A única coisa que pode ser melhorada é a mente.

Se não percebermos se a mente está se comportando bem ou mal, se não observarmos se está criando algum sentimento ruim ou tolo, vamos colher os frutos desses pensamentos. E, depois, ficamos a imaginar: “Por que eu mereci isto? Eu não fiz nada para ninguém.” Não compreendemos que tudo surgiu da mente não controlada.

A vigilância melhora a qualidade de nossos pensamentos

Se a mente estiver sendo observada, ela não pensa coisas ruins. Ela se sente embaraçada quando é “pega” pensando alguma coisa estúpida ou quando está imaginando tempestades em um copo d’água. Desse modo, se você realmente fizer um esforço para observar a mente e ficar focado no que ela está fazendo, ela tenderá a se comportar bem. Ela age pior e cria muito sofrimento desnecessário, quando sabe que não estamos dando atenção para o que ela está fazendo. Quando a pessoa, constantemente, observa a mente, ela vai se tornando calma, estável e quieta.

O sábio Yogue Patanjali, o codificador do Yoga, em seus Yoga Sutras (princípios) começa dizendo: “Yoga é aquietar as ondas de pensamento ou as tendências da mente”.

Quando a mente se torna calma, o que é o resultado natural de ser observado, o Ser interior, fonte de toda luz, força e entusiasmo, é revelado. A verdadeira alegria e serenidade vêm quando nos tornamos livres da carga de nossa própria mente. Essa libertação é uma realização gradual e continua.

Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você. Fique em paz

É formada em Yoga pela Federação de Yoga do Brasil e Centro de Estudos de Yoga Narayana/SP com cursos de aperfeiçoamento em Hatha Yoga e Meditação nos Estados Unidos.  Foi Professora de Hatha Yoga por 26 anos em Santos/SP. Atualmente ensina Filosofia do Yoga e Meditação.

Continua após publicidade