por Anette Lewin
Resposta: Brigar por motivos banais pode significar muita coisa ou, simplesmente, pode significar um costume que se instalou na relação do casal.
Às vezes, realmente pode haver algum motivo sério por trás das brigas que, se descoberto, levaria a uma separação. Se o casal não quer se separar, usar motivos fúteis para brigar pode ser uma forma de manter o casamento pois, por lógica, não seria sensato se separar por bobagem.
Outras vezes brigas podem acontecer quando os dois parceiros são extrovertidos e fazem questão de colocar explicitamente suas opiniões sobre tudo e lutar por elas. Aí, certamente vão brigar por discordâncias.
Os casais que guardam mais suas opiniões tendem a brigar menos.
Quando há problemas profundos impedindo que a relação flua, fica mais difícil reverter a situação.
Brigar na vida a dois pode ser uma 'arte'
Quando as brigas passaram a fazer parte da relação por hábito, uma forma de diminuí-las é selecionar pelo que vale a pena brigar e pelo que não vale a pena. No caso de brigas por decisões em que não se chega a um consenso é sensato combinar que cada um ceda um pouco. Se na discussão anterior as coisas foram do jeito de um, na próxima serão do jeito do outro. Sem rancores e sem cobranças.