O uso de máscara prejudica a eficácia da caminhada?

E-mail enviado por um leitor:

“Sei da importância do isolamento social e só saio de máscara. Por conta disso, parei de fazer minha caminhada, que é diferente do ato de caminhar na rua. Já que a caminhada da atividade física é uma caminhada mais intensa. Perto da minha casa, há uma calçada num platô de uns 200m. Pensei em caminhar ali… A caminhada com a máscara teria a mesma eficácia que uma caminhada sem máscara? Posso ficar muito ofegante? Minha preocupação é o grau de umidade que uma caminhada mais intensa poderia causar na máscara, se bem que estamos no frio. O que a senhora me aconselharia?”

Continua após publicidade

Resposta: A caminhada é uma atividade física para melhorar, principalmente, os sistemas cardiopulmonar e circulatório. traduzindo, para coração, pulmão, veias e artérias do corpo.

A eficácia da caminhada se mede através do batimento cardíaco por minuto. Respiração acelerada, sudorese, aumento da produção de calor são respostas esperadas durante a prática da atividade.

O uso da máscara, não interfere na eficácia da caminhada ou corrida.

E no inverno?  

Continua após publicidade

Neste período de inverno existe a vantagem de aquecer e filtrar as partículas sólidas do ar. Em países de inverno rigoroso, atletas profissionais e amadores usam máscaras (tipo de esqui) para se protegerem do ar frio.

Então, use e abuse das máscaras nas suas caminhadas. Porém, mantenha as limpas, sempre lavando, Se for descartável, use uma nova a cada vez.

Bons treinos!

Continua após publicidade

Atenção!

Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de um profissional de Educação Física e não se caracteriza como sendo um atendimento.