Afinal, o que significa ter saúde?

O conceito de saúde está alinhado ao estado de paz orgânica. A saúde não está relacionada apenas à biologia e ao seu equilíbrio, mas também à sua biografia e à sua atenção dedicada a ela; entenda

A saúde é a pedra angular a sustentar o acontecimento da vida. Essa pedra que devemos lapidar durante a vida se constitui de várias facetas determinantes de sua integridade. A falta de brilho ou a rugosidade excessiva de uma dessas facetas pode resultar em cansaço, pesar, tristeza, inconformidade, tédio, estados de subsaúde, estados de pré-doença e nos casos extremos a doença propriamente dita. As facetas que compõem a ideia de saúde plena contemplam os aspectos, físico, emocional, mental, ocupacional, financeiro, social, ambiental e espiritual.

O que significa ter saúde?

Em línguas ancestrais integridade e paz são sinônimos, o que alinha o conceito de saúde ao estado de paz orgânica. Essa paz decorre de uma forma de ser e pensar a vida, pois elas determinam em grande parte como a vida se manifesta. É intuitiva a percepção de que o modelo mental, o paradigma pessoal, se mostra subjacente ao modo como a vida acontece, visto que define a qualidade das escolhas pessoais. Apesar de toda escolha ser válida, algumas são inclusivas e libertadoras enquanto outras restritivas e preconceituosas.

A saúde resulta da orquestração com maestria dos diferentes músicos (órgãos do corpo físico). Cada órgão tem seu timbre, um convite (função), e toda dissonância de um órgão reflete e pode atrapalhar os demais, fazendo-se notar pela orquestra e desafinando a sinfonia da vida. A saúde não diz apenas respeito à biologia e seu equilíbrio, mas também à biografia e a atenção a ela dedicada. Por isso, estudar o simbolismo do corpo humano, o simbolismo das doenças e exercitar correlações com as escolhas pessoais é um exercício de saúde.

Continua após publicidade

Como age o ser saudável?

O ser saudável está continuamente afinando seu pensar, sentir e querer às demandas pessoais e transpessoais, de modo a tornar a vida plena de sentido e significado, independente dos desafios que se apresentem. Assim, o sofrimento deixa de ser um opressor ou agressor e passa à condição de mestre de algo que não foi possível aprender de outra forma. Saúde não é o contrário de doença, muito pelo contrário, a doença é o grito de socorro da saúde. A fundamental mudança do modelo mental é a panaceia para muitos males do corpo e da existência e pode devolver a afinação à orquestra do corpo humano.

Cuidar da biografia é tão ou mais importante que cuidar da biologia, pois é o sentido e o propósito pessoais que sustentam a alegria e o incentivo para viver e realizar. Quando há propósito e sentido a pessoa se torna menos vulnerável às intempéries do mundo exterior. Isso se aplica a propósitos e sentidos em questões de natureza material ou de natureza espiritual. Afinal de contas, para uma parcela dos humanos, a vida é algo que termina em si mesma. Nos tornamos terapeutas ao nos percebermos como escritores responsáveis por nossa biografia, fonte a jorrar saúde.

Médico Neurocirurgião pelo HCFMUSP Doutor em Neurociências pelo ICBUSP Graduado em Física pela USP Especialista em Medicina Antroposófica pela ABMA Autor do livro e do blog: Saúde é Consciência Meu blog: http://saudeconsciencia.blogspot.com