Pai biológico ou madrasta? Quem deve educar a criança?

E-mail enviado por um leitor:

“Qual a postura do pai em relação ao relacionamento da criança com a madrasta? De quem é a principal função de cuidar e educar, do pai biológico ou da madrasta?”

Continua após publicidade

Resposta: Depende muito da situação. Se a criança mora com o pai e a madrasta ou se mora com a mãe. No primeiro caso, a madrasta e o pai precisam educar juntos. Mas no segundo caso, o pai e a mãe precisam estar de acordo com alguns limites e regras básicas. Educar é uma tarefa muito difícil e cabe aos adultos colocar limites e regras, não importa se são os avós, tios, pais, padrastos ou madrastas.

Bom senso e intuição na hora de educarsaiba mais

Sempre dentro do bom senso, toda criança precisa de limites, regras e valores para se tornar um adulto psicologicamente saudável. Não vejo nenhum problema da madrasta e do pai educarem juntos. A criança pode ver na madrasta a figura feminina que ela precisa. O importante é ter adultos que acolham a criança com carinho e regras e ela se sinta amada e segura. Se a criança mora com a mãe, e está muito com a madrasta e o pai, os três podem sentar juntos e discutir alguns valores e regras. Sempre pensando no bem-estar da criança.

Atenção!

Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicopedagogo e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Continua após publicidade