Da Redação
Muito se tem falado sobre os benefícios do chá verde para a saúde em geral. Agora, pesquisas indicam que o consumo favorece – e muito – o resultado nos esportes também. Segundo Andréa Frias, (pós-doutorado em Nutrição pela ESALQ-USP), as substâncias presentes ajudam na queima de gorduras e podem aumentar o desempenho tanto em exercícios prolongados quanto nos de menor intensidade.
Por que o chá verde é indicado antes da prática esportiva?
Duas pesquisas recentes revelam porque o consumo do chá verde é indicado antes da prática esportiva. Estudo realizado pela School of Sport and Exercise Sciences, The University of Birmingham, no Reino Unido, conclui que o consumo de chá verde antes da atividade física pode ajudar na queima de gordura.
Acredita-se que os efeitos do chá verde sobre a oxidação de gorduras ocorra através da inibição da catecolamina-O-metil-transferase, uma enzima que degrada o hormônio noradrenalina. Segundo o estudo, esse efeito é potencialmente positivo para atletas que desejam aumentar a queima de gordura ou pessoas obesas e/ou diabéticas que precisam eliminar gordura e perder peso. De acordo com os pesquisadores, há evidências indiretas que um aumento da capacidade de queimar gorduras pode reduzir o risco de desenvolvimento do diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e obesidade.
Segundo Andrea Frias, um outro estudo realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina, revela que o consumo regular de chá verde melhora os mecanismos de defesa antioxidante em praticantes de exercício resistido – musculação. A pesquisa verificou que o chá verde pode reduzir a manifestação de danos teciduais induzidos pelo esforço, possivelmente por meio da neutralização da ação danosa de radicais livres. Os pesquisadores sugerem que alimentos e bebidas ricos em polifenóis, como o chá verde, podem oferecer proteção contra o dano oxidativo induzido por exercícios, e que a orientação alimentar para esportistas deve ser enfatizada.
Andrea Frias diz que o consumo de chá verde ajuda na hidratação durante a prática de atividade física. “Além disso, contém cafeína, substância ergogênica que aumenta o desempenho durante exercícios de endurance (resistência) prolongados e exercícios de pouca intensidade”.
Ela recomenda o consumo diário de chá verde e também antes da prática esportiva. "O chá verde é uma bebida saudável e pode ser consumido a qualquer hora do dia. Por conter cafeína, não deve ser utilizado à noite por pessoas que apresentem dificuldades para dormir. Para quem pratica esportes, a bebida pode ser consumida antes do treino".
O chá verde pode ser consumido de diversas formas. A mais comum é a infusão das folhas secas em água quente. Contudo, a indústria atualmente pesquisa e desenvolve formas mais práticas e saborosas que oferecem o extrato em altas concentrações.
O chá verde pode ser tomado por qualquer pessoa?
O médico especializado em Medicina Tradiconal Chinesa Dr. Jou Eel Jia diz que sim: "Qualquer pessoa pode tomar. Inclusive crianças, grávidas, diabéticos, etc. Só não recomendo para quem tenha um histórico de distúrbio gástrico, pois o chá contém tanino que pode irritar a mucosa do estômago"