Por que a respiração é um ato espiritual fundamental

A respiração é um templo vivo da prática espiritual. No fluxo da respiração, atualizo a qualidade de meu ser espiritual e me coloco no momento presente.

Spiritus em latim é sopro. A respiração é ato espiritual fundamental. Quando inspiro, o mundo me permeia e quando expiro entrego meu ser à natureza. Por isso o presente é tão contemplado na sabedoria do Oriente e do Ocidente como sendo o templo vivo da prática espiritual. No fluxo da respiração atualizo a qualidade de meu ser espiritual.

As organizações, os grupos de humanos e os dogmas são degraus da espiritualidade. Enquanto isso fizer diferença, ainda precisamos deles para melhorar algo em nosso olhar. Quando não precisarmos mais deles nossa visão será mais clara. Então seremos recém-nascidos para a espiritualidade. Entenderemos que as organizações, os grupos de humanos e os dogmas são tão fundamentais como a casca do ovo que protege a vida, até que ela possa ser. Quando a casca romper estaremos prontos ou continuaremos a ver cascas em tudo e todos ao nosso redor?

Esoterismo

O exoterismo e seus mediadores em todas as suas versões são cascas. O esoterismo é o segundo nascimento, aquele em que surgimos de nós mesmos. Para isso é preciso abandonar nossas próprias cascas, além daquelas do mundo que nos choca. E choca em todos os sentidos. Por nos permitir ser e por nos surpreender com nossas pequenezas enquanto pensávamo-nos tão grandes.

Continua após publicidade

Médico Neurocirurgião pelo HCFMUSP Doutor em Neurociências pelo ICBUSP Graduado em Física pela USP Especialista em Medicina Antroposófica pela ABMA Autor do livro e do blog: Saúde é Consciência Meu blog: http://saudeconsciencia.blogspot.com