Como me sentir grato pela vida

A gratidão cria a tranquilidade e contentamento na vida diária. Experimente agradecer a todas as coisas, pessoas e acontecimentos e perceba a diferença em seu humor.

Ao agradecer, perceba como vai rir mais, sentir a beleza da natureza, do nascer e pôr do sol, das flores, do mar. Vai descobrir boas qualidades em você e nos outros. Reconheça quantas bênçãos você tem recebido e nem tinha percebido. Agradeça e se sinta mais realizado e satisfeito.

Continua após publicidade

Você sempre tem uma escolha

Reflita sobre isso. Você tem escolhas: pode atravessar a vida lamentando-se, queixando-se, sentindo-se vítima, culpando a si mesmo, aos outros, ou pode viver, com aceitação, gratidão e harmonia.

Segundo a neurociência, existem três tipos de gratidão:

1. Gratidão automática

É quando as pessoas usam a gratidão como recurso de linguagem nas redes sociais, nos recados, nos e-mails. Isso é positivo, mas muitas vezes, elas fazem como um protocolo social.

Continua após publicidade

2. Gratidão por momentos de grande intensidade positiva

Como a euforia de passar em um vestibular, alegria de um casamento, nascimento de um filho.

3. Gratidão comportamental

Quando exercitamos agradecer a cada momento, saboreando os fatos da vida cotidiana e valorizando-os.

A gratidão pode ser passiva quando temos alegria por um acontecimento extraordinário como uma promoção, uma viagem dos sonhos, passar naquele concurso tão desejado, nascimento de uma neta etc.

Continua após publicidade

A gratidão ativa é quando exercitamos a gratidão diariamente. É como um investimento. Uma escolha de uma energia positiva assumindo a postura de agradecer.

Para isso, precisamos administrar melhor os afazeres. Parar por alguns instantes no dia para reconhecer os momentos de valor de nosso cotidiano. Contar as bênçãos diárias, muitas vezes invisíveis para a mente apressada, desatenta e estressada.

É estar aberto para percebermos os simples momentos da vida, como agradecer o ar que respiramos, o nosso alimento, quem o plantou, quem fabricou e o vendeu. Agradecer aos nossos funcionários, ao chefe, médicos, a gentileza de um cônjuge, de um filho, de um amigo.

Abra seu coração para perceber quanto você pode agradecer. Agradeça por hoje, por um elogio sincero, por uma mensagem de bom dia pelo WhastApp, por um gostoso café da manhã, por uma boa refeição, por estar bem disposto, saudável, por uma boa noite de sono, por um feliz despertar. Agradeça a alguém que lhe ouviu e lhe confortou com uma palavra amiga ou um bom conselho.

Leve sua atenção aos acontecimentos do dia e agradeça por eles. Agradeça até mesmo as dificuldades que lhe fortaleceram e lhe fizeram superar com coragem e paciência, lapidando essas virtudes em você.

Pesquisas da neurociência, feitas com ressonância nos cérebros das pessoas que sentiram gratidão, mostraram a ativação do córtex pré-frontal medial e ativação do hipotálamo. Isso reduz o estresse e traz benefícios para a saúde física, mental e emocional. Ademais, melhora o sono, o sistema imunológico, aumenta a motivação para atividades físicas, promove mais bem- estar e felicidade no dia a dia. Diminui os problemas cardiovasculares, o medo e ansiedade.

A neurociência está se aproximando da Ciência e Filosofia do Yoga demonstrando como é importante a gratidão dentro de um otimismo racional.

Você já deve ter ouvido alguém dizer: ”Eu não sou negativo, sou realista.” Mas, quem pensa assim, já começa derrotado sem esperança. É mais cômodo ser negativo, pessimista, reclamar sobre o que lhe entristece, se irritar quando as coisas não acontecem como quer. 

A atitude positiva de um guerreiro da luz é enfrentar o que lhe acontece, com resiliência, sentindo que amanhã será melhor que ontem. Por exemplo, mesmo que aconteça uma batida no carro, apenas o fato de estar vivo, é motivo para agradecer.

Como exercitar a gratidão

Por alguns instantes agora, faça comigo o exercício da gratidão. Alinhe sua postura em uma cadeira, feche os olhos, relaxe seu rosto e seus ombros. Sorria para você mesmo. Ouça o que vem de dentro de um coração e agradeça o que vier em sua mente.

Existem várias fórmulas que realmente funcionam. Você pode escolher escrever, em um caderno ou diário, três coisas do dia que você vivenciou e se sentiu grato. É melhor escrever à mão para clarear seus pensamentos e sentimentos e colocar sua própria energia.

Pratique, exercite a gratidão e sinta os frutos benéficos dentro de você.

Viva com um coração agradecido que lhe dê coragem para seguir em frente, vencer os desafios e realizar seu propósito de vida, lhe libertando das dores da alma, como ansiedade, pânico, depressão. Você merece ser feliz dentro de sua mente. E, quem agradece, é mais feliz.

Namaste! Deus em mim agradece Deus em você! Fique em paz!


É formada em Yoga pela Federação de Yoga do Brasil e Centro de Estudos de Yoga Narayana/SP com cursos de aperfeiçoamento em Hatha Yoga e Meditação nos Estados Unidos.  Foi Professora de Hatha Yoga por 26 anos em Santos/SP. Atualmente ensina Filosofia do Yoga e Meditação.