Vamos pensar em uma queixa frequente de casais que costuma gerar desentendimento, insatisfação e muitas cisma de traição: o desinteresse pelo sexo, que pode acontecer por uma das partes ou pelo par. Uma frequência sexual insatisfatória pode gerar afastamento entre os parceiros.
Ao conversar com esses casais, tanto homo como heterossexuais, percebo que existe uma saudade frustrante do tempo em que tudo começou. Um desejo de reviver aquela atração do início do relacionamento, onde pensar no outro, sentir o cheiro, ouvir ou ler uma mensagem (mesmo sem ser recadinho picante), acendia o desejo e a vontade de fazer sexo! E o pior, ainda esperam que algo mágico aconteça para trazer esse desejo de volta espontaneamente.
Essa diminuição do desejo ocorre com a maioria dos casais. No entanto, é importantíssimo entender que esse acalmar do desejo não significa que o amor deixou de existir. Entender isso é importante para que se possa melhorar essa resposta de desejo sexual, sem fazer disso uma crise no relacionamento. Por isso, nada de alimentar discussões, atitudes ofensivas ou que desvalorizem o par. Isso só criará mágoas e não ajudará a resolver o distanciamento entre vocês.
Segurança com o sentimento da conquista
Com o tempo de relacionamento, é normal ou até esperado que as pessoas se sintam mais seguras com o sentimento de conquista com a nova parceria, e não percebem que a vida vai acontecendo e os compromissos e atividades que fazem parte da rotina do dia a dia vão acontecendo e voltando a ocupar espaços e tempo, e quando nos damos conta, temos filhos, casa, trabalho, hobbies, pós-graduação, e não estamos mais privilegiando momentos para fazer acontecer a intimidade. Falo de intimidade no geral: conversar, mandar recado carinhoso ou sensual, marcar dia para sair.
Se do ponto de vista orgânico estiver tudo bem, nenhum problema hormonal, de tireoide, de estresse… precisamos então acordar para a necessidade de criar situações que motivem para a vivência da intimidade.
Por que agendar hora para fazer sexo
Muitas pessoas não gostam da ideia de ter lembrete para apitar no celular ou marcar dia e hora para intimidade. Mas criar situações para ativar ou manter o desejo do casal, é bastante comum e necessário, pois precisamos de atenção e tempo disponível para viver o sexo. Quando observamos casais que estão juntos há bastante tempo e mantêm esse desejo, vamos observar que alimentam o relacionamento com atitudes afetivas e sensuais, cultivam interesses e prazeres mútuos.
Combinar um momento do dia para se falar, não é para tratar de problemas; é para falar de vocês, fazer um elogio ou dizer algo que gostariam de fazer juntos. Pense em um recadinho diário por Whats App, reserve um momento semanal para namorar. Pode sair para dançar ou ligue o som em casa mesmo. O importante é dar a vocês essa chance, mesmo que seja com hora marcada, ok?
Resgatar a intimidade vai trazer um impulso ao desejo de estar junto. Aí é dar espaço para fazer acontecer esse prazer.