Abandone a ideia inútil da perfeição e da armadilha dos objetivos ‘grandiosos’
O ego quer ser perfeito para sentir-se superior aos outros, e vive obsessivamente em busca de alcançar esta realização.
Ocorre que a perfeição é uma meta inútil, visto que nenhum ser humano conseguirá alcançá-la. Esta deveria ser uma verdade assimilada desde cedo, na vida.
Entretanto, o modelo que nos impuseram é exatamente oposto a isso. E é justamente esse desejo de ser superior, que acaba bloqueando qualquer possibilidade de crescimento.
Por que busca da perfeição está atrelada à insegurança
Quando se alcança uma situação em que se sente seguro e confortável, a tendência do ego é agarrar-se a ela, para sempre.
Nesta circunstância, qualquer possibilidade de mudança se torna um desafio gigantesco, que tentamos evitar a qualquer custo.
Enquanto nos debatemos na luta entre o desejo de ser perfeitos e o medo de abandonar nossa ilusória segurança, perdemos a chance de desfrutar das pequenas conquistas, como se elas nada significassem.
Objetivos grandiosos são uma armadilha, pois nos levam a permanecer presos a uma fantasia que jamais se realizará.
E, enquanto nos apegamos a ela, deixamos de lado as conquistas possíveis, que certamente nos ajudariam a crescer.
A melhor versão que pudermos ser
O único objetivo deveria ser alcançar a melhor versão que pudermos, de nosso próprio ser, mas sem que isso se torne uma cobrança obsessiva. Levar-se a sério demais, não deixar espaço para o fluir incessante da existência e seu dinamismo, é condenar-se a uma vida sem qualquer possibilidade de renovação.