Caráter: construí-lo não permite hesitação. O caráter lhe torna ‘pronto’ para a vida? Você é capaz de se avaliar como alguém de bom caráter e de reputação ilibada?
O falecido Hermógenes Ladeira, advogado, jornalista e empresário, escreveu como articulista, na revista Viver Brasil, sobre o caráter e o tempo. Disse Ladeira:
“Acreditam os devotos da cristandade que o caráter é um dom de Deus. Minha crença não chega a tanto. Creio na existência de Deus, mas, quanto ao caráter, sou menos dogmático. Acredito mais que ele se constrói pela adoção de diversas medidas ao longo da existência.
Como o caráter é construído
É na infância e dentro e casa que se começa a moldar essa importante faceta da personalidade. Bem cedo começamos a conhecer os limites que devem nos disciplinar para a vida em sociedade. São os pais os primeiros a nos incutir tais medidas. Lembro-me das recomendações e também das punições à desobediência. Alguns ditos tinham vasta e permanente sabedoria: “Não tenha os olhos maior que a barriga” e “Mais vale um pássaro na mão que dois voando”. E os conselhos eram igualmente sábios: “Respeitem os mais velhos”, “Não se esqueçam do obrigado, por favor, desculpe-me”.
Da escola à faculdade, os professores completavam a obra. O homem estaria pronto, então, para enfrentar a vida. Era, em tese, um indivíduo de bom caráter, restava prová-lo. Nas relações comerciais ou sociais, como empregado, empresário ou político. Nas relações de família, no cumprimento de seus compromissos com o cônjuge.
À medida que o tempo passa, vamos construindo nossa reputação. Se tantos colaboraram para a formação do caráter, agora cabe tão somente a nós cuidarmos de seu reconhecimento. E não se trata apenas das relações comerciais. A reputação de um homem está relacionada a todo o seu comportamento enquanto membro da sociedade. É uma construção que não permite hesitação. Só na última etapa da vida, é possível saber se construí ou não uma reputação respeitável. E essa avaliação não será feita por você, mas por todos aqueles com quem você se relacionou.
Conclusão: ao mesmo tempo em que você observa, está sendo observado. Da mesma forma que julga, está sendo julgado. Quantos de nós seremos capazes de ser avaliados como alguém de bom caráter e reputação ilibada? A sociedade que nos acompanhou saberá a resposta.”
Gosto de pensar que em termos comuns na psicologia o caráter descreve um traço moral da personalidade. Já Immanuel Kant disse que o caráter é o que as pessoas fazem de si mesmas intencionalmente. Leitor, a palavra caráter vem do latim “character” que significa marca gravada, sulcada, então, só mesmo o tempo para dizer o quanto ficou gravado, e sulcado em nós, já que tantos colaboram para a formação do nosso caráter.