Posso dar em cima da mulher do meu amigo?

Dar em cima da mulher do amigo: o bom senso sugere que se evite envolvimentos, mas às vezes o desejo e o risco se sobrepõem às regras…

E-mail enviado por um leitor:

“Sou amigo de um casal e eles já vivem uma crise há algum tempo. Sou na verdade amigo do cara, mas agora com a pandemia, temos nos encontrado menos… Já aconteceu deles brigarem na minha frente mais de uma vez… Eu sou a fim da menina, fico tentado a investir nela… Isso seria egoísmo ou um ato sacana da minha parte?”

Posso dar em cima da mulher do meu amigo?

Resposta: A melhor forma de responder à sua pergunta é sugerir uma troca de papéis. Imagine-se no lugar do seu amigo. Como você acha que se sentiria se, além de estar passando por problemas em seu relacionamento amoroso, ficasse sabendo que seu amigo está paquerando sua mulher?

Continua após publicidade

Então… Existem situações para as quais a empatia, isto é, a capacidade de se colocar no lugar do outro, nos dá as melhores respostas.

Certamente, existem várias formas de lidar com essa situação. Logo, existem pessoas que defendem a ideia de que é da natureza do homem disputar a fêmea que lhe pareça mais sedutora; e há o célebre ditado que afirma: “Mulher de amigo para mim, é é que nem homem”. Mas só a pessoa que se encontra no meio do dilema pode tomar essa decisão e arcar com seus riscos e consequências.

Alguns homens se aventuram a “pedir autorização” a amigos quando se interessam por alguma mulher que eles já ficaram ou namoraram. E, por incrível que pareça, esse tipo de abordagem pode dar certo. É claro que para isso acontecer, é necessário que as pessoas envolvidas sejam emocionalmente maduras e, obviamente, que o relacionamento anterior tenha realmente terminado. O que não parece ser seu caso.

Como lidar com o conflito de dar em cima da mulher do amigo

Para ajudar a resolver seu conflito, avalie o que atrai você para a mulher de seu amigo. Será que é apenas o aspecto físico? Será que são as características e os argumentos dela no meio de uma briga? A forma dela pensar? Ou será que, na verdade, existe uma competição velada entre você e esse amigo?

Continua após publicidade

Pode ser também que alguma insegurança da sua parte direcione você a escolher uma pessoa que alguém (no caso seu amigo) já escolheu e validou como uma boa parceira…

Assim, tente colocar na balança o que você realmente quer; tente entender o que ganha e o que perde ao tentar se envolver com a mulher de seu amigo. Pode dar certo? Não dá para saber. Ela pode querer trocar seu amigo por você? Pode. Mas nada impede que daqui a algum tempo ela troque você por outro. Seu amigo pode aceitar e se sentir livre dessa mulher com quem tanto briga? Difícil… mais provável você perder o amigo.

Relacionamentos amorosos, em geral, envolvem um sentimento de posse. E quando se fala em sentimento, não adianta tentar justificar ou se basear em equações racionais. Teoricamente, por exemplo, a pessoa que terminou um namoro está liberada, mas ressentimentos entre amigos acontecem quando a ex teve algum significado. Assim, embora ninguém seja dono de ninguém, o bom senso sugere que se evite envolvimentos com quem ainda faz parte da vida de amigos. Mas às vezes o desejo e o risco se sobrepõem às regras da boa conduta. Vai da consciência de cada um avaliar o que pesa mais e assumir as consequências de seus atos.

Continua após publicidade

Atenção!
Esta resposta (texto) não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicóloga e não se caracteriza como sendo um atendimento

É psicóloga graduada pela PUC/SP. É psicoterapeuta de adultos e adolescentes em consultório particular desde 1975 até a presente data. É coach em saúde mental. Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), ainda mais pertinho de nós. A psicóloga Anette Lewin responderá perguntas enviadas por você sobre relacionamento amoroso, conflitos na vida a dois e conjugal. Esta resposta possui dois formatos: 1º formato: responder as perguntas enviadas por você; 2º) formato: extrair uma palavra em específico de uma pergunta que você enviou (ex: traição). E partir desta palavra, revelar o significado do que sentimos ao nos relacionar. Seu nome e e-mail serão preservados.