DESTAQUES

Não tenho apoio para crescer profissionalmente. O que faço?

Roberto Santos 01/06/2018 COMPORTAMENTO
Não tenho apoio para crescer  profissionalmente. O que faço?
Fonte: imagem: revistadorh.com.br
Se você acha que a situação está prejudicando sua carreira, é hora de tomar uma atitude

Por Roberto Santos

Alcançar a tão almejada carreira de sucesso depende de diversos fatores. É preciso ter determinação, garra e dedicação para lutar por esse objetivo. Mas, infelizmente, nem tudo está em nossas mãos e, no meio do caminho, podem surgir pessoas e situações que aumentem o grau de dificuldade para atingir seus objetivos de carreira. Um profissional iniciante, por exemplo, depende muito do apoio do seu gestor para desenvolver suas habilidades e aperfeiçoar seu talento. E, muitas vezes, esse apoio tão importante do gestor é inexistente e, se você quiser crescer, vai precisar de outros meios que o ajudem a obter uma carreira de sucesso.

Pensando nos profissionais que não têm o apoio dos seus líderes para crescer profissionalmente, preparamos algumas dicas que podem ajudar. Acompanhe:

Em primeiro lugar, não se deixe intimidar

Durante sua carreira, o que você vai mais encontrar são pessoas que não se importam com os seus objetivos profissionais por diversos motivos que, sinceramente, não têm muita importância. É importante ter em mente que você é o principal responsável pelo seu sucesso. É você que está sentado no banco do motorista, manejando a direção de sua carreira. Outras pessoas podem influenciar sua carreira positiva e negativamente? Sim. Mas, antes de tudo, saiba que se você vai atrás de seus objetivos, é um profissional honesto e procura dar sempre o seu melhor, as chances de obter sucesso profissional são muito maiores.

Identifique quem pode impedir que você cresça

É seu chefe que não lhe dá novas oportunidades e desafios a fim de por à prova suas habilidades? É um colega de trabalho que não compartilha informações e recursos que você precisa para fazer seu trabalho? Antes de traçar um plano para impedir que essa pessoa atrapalhe sua carreira, faça um balanço. Avalie a situação e tenha a certeza de que sua suposição é verdadeira. Se for, pense duas vezes se essa pessoa pode mesmo impedir que você cresça dentro da empresa e se ela faria isso. É importante avaliar esses fatores com cuidado para não acreditar em suposições erradas e acabar se sabotando ou criando uma animosidade e conflitos interpessoais que também são prejudiciais ao seu desempenho e sua reputação. Algumas pessoas podem reagir de forma exageradamente desconfiada como forma de se defender de ameaças que podem ser imaginárias.

Se esta pessoa for seu chefe e você acreditar que o apoio dele(a) fará toda a diferença na sua carreira, é interessante considerar ter uma conversa franca para expor seus pensamentos e pedir que ele(a) o ajude a atingir seus objetivos profissionais. Seja sincero, fale sobre suas expectativas, fale sobre seu desejo por novos desafios e demonstre interesse em continuar contribuindo para o crescimento da organização. Tente mudar a situação e colocá-la a seu favor.

Se você acha que a situação está prejudicando sua carreira, é hora de tomar uma atitude

Se você chegar à conclusão de que a situação é irremediável, talvez seja melhor pensar em buscar novas oportunidades de trabalho em outro lugar. Muitas vezes, abrir mão de um emprego é necessário para dar aquele “UP” que precisamos na nossa carreira. Novos desafios, novas pessoas e novos ares são altamente positivos para renovar nossa motivação e dar um novo rumo à carreira, mesmo com os mesmos objetivos profissionais que o fizeram dar o primeiro passo.

Fonte: www.revistadorh.com.br

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. Roberto Santos responderá sobre gestão da carreira, conflitos no trabalho e empreendedorismo. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



TAGS :

    como, crescer, profissionalmente, sem, apoio, carreira

Roberto Santos

Profissional de Recursos Humanos, com mais de 40 anos de atuação no mercado, Roberto teve diversas posições como profissional e executivo de RH em multinacionais de grande porte. É sócio-diretor da Ateliê RH, consultoria com mais de 14 anos de atuação no mercado, e distribuidor Hogan no Brasil. Mais informações: www.atelie-rh.com.br



ENQUETE

Você toparia ter um relacionamento de “amizade com benefícios”? Tratam-se de amigos que se tornam parceiros sexuais sem deixar isso interferir na amizade; o termo vem da expressão 'friends with benefits'.





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.