DESTAQUES

Por que a necessidade de aprovação está relacionada à falta de autoconhecimento

Elisabeth Cavalcante 03/08/2018 AUTOCONHECIMENTO
Por que a necessidade de aprovação está relacionada à falta de autoconhecimento
Fonte: imagem Pixabay
Prosseguimos ao longo da vida necessitando do olhar alheio para reafirmar quem somos

Por Elisabeth Cavalcante

O desenvolvimento de nossa personalidade se dá, em primeiro lugar, a partir da opinião que recebemos de nossos pais. Eles serão fundamentais para que cresçamos com uma autoestima e autoconfiança sólidas, ou inseguros e descrentes de nosso próprio poder.

Prosseguimos ao longo da vida necessitando do olhar alheio para reafirmar quem somos. Se alguém diz que somos bons, nos sentimos bons. Se, ao contrário, nos criticam e nos fazem sentir que não temos qualidades, abraçamos este julgamento.

O mesmo se dá em relação à nossa condição física, nos sentimos belos se o mundo aponta a beleza em nós e somos feios e sem qualquer atrativo, se recebemos tal opinião.

Somente o autoconhecimento pode nos libertar dessa prisão. Quando não sabemos quem de fato somos, necessitamos da opinião alheia para nos definir.
Se nos aprofundamos em nosso interior, atentamos para as qualidades que possuímos e começamos a expressá-las no mundo, não precisamos mais que ele nos direcione.

Seremos nós e somente nós os autores de nossa história, independente do que os outros possam pensar a nosso respeito.

Esta não é uma tarefa fácil, é preciso um desenvolvimento sólido da consciência para que a transformação aconteça.

E quanto mais cedo formos capazes de iniciar a tarefa, maiores serão as chances de que cheguemos à maturidade em total sintonia com nosso verdadeiro ser. Este é o único caminho para o sucesso e a realização.




TAGS :

    autoconhecimento, autoestima, autoconfiança, amor-próprio

Elisabeth Cavalcante

Jornalista de formação, atuou na área durante vinte e cinco anos. Neste período, aprofundou também os estudos de psicologia, astrologia e tarô, e o processo de autoconhecimento através do budismo e dos ensinamentos do mestre indiano Osho. Atua profissionalmente como terapeuta holística há 17 anos.



ENQUETE

Qual é o verdadeiro mês das noivas?








VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.