Deixe fluir…

Por Elisabeth Cavalcante

Um dos principais aprendizados da vida é a consciência de que tudo, absolutamente tudo, é transitório.

Continua após publicidade

O budismo, – filosofia oriental que se originou na Índia e mais tarde se consolidou na China e no Japão -, tem como base central o conceito da impermanência.

Sob essa perspectiva, emoções, pensamentos, pessoas, cenários, são todos temporários. Portanto, a atitude mais sábia é não permanecer apegado, mas deixar a vida fluir do modo como ela quiser.

É claro que este é um enorme desafio para nossas mentes ansiosas, que sempre querem estar no controle de todas as situações.

Apegar-se é reviver o tempo todo situações negativas, como se nada mais pudesse acontecer em nossa vida. Deste modo, impedimos que as potencialidades positivas se concretizem.

Continua após publicidade

Desenvolver a arte da confiança, do deixar ir para permitir que o novo chegue, é a única atitude capaz de nos libertar da angústia em relação ao futuro.

O Universo se mantém em constante harmonia, o caos é fruto da visão distorcida do ser humano acerca de si mesmo e da realidade ao seu redor.

Enquanto não formos capazes de desenvolver essa percepção, continuaremos apegados aos nossos pensamentos e emoções, adiando eternamente a conquista da paz interior.

Continua após publicidade