Seu tom de pele e as quatro estações

Por Celso da Silva

O autorreconhecimento é fator crucial para o processo de consultoria do visagismo. O cliente deverá estar ciente do que deseja expressar (saiba mais).

Continua após publicidade

Atrelados a esse saber de conhecer a si mesmo, algumas características físicas colaboram para que o visagista possa elaborar de forma eficaz esse processo de alcançar a ideia inicial do cliente, seu desejo.

A análise da cor de pele tem informações que maximizam esse olhar. São classificadas em brancas e negras onde perpassam por várias matizes e tons. Compostas por cor de base e cor superficial. A cor superficial é considerada a cor que aparece quando nossa pele está sob não efeito de luz e sim sombra. E a cor de base é a cor que se apresenta com nitidez, podendo designar misturas.

A classificação das peles claras têm como denominação as quatro estações designada pela maquiadora e artista plástica Suzzane Caygill. Atrela as características das estações com as da pele.

Peles com tons amarelados dourados são reconhecidos como primavera e são considerados tons quentes e pertencentes ao temperamento sanguíneo (veja aqui). Já as peles avermelhadas contendo às vezes até as sardas, são consideradas peles quentes do tipo outono e atrelados ao temperamento colérico.

Continua após publicidade

As peles consideradas frias são do tipo Inverno e verão. A primeira normalmente encontrada em indivíduos com temperamento fleumático evidenciado pela tonalidade clara com fundo arroxeado. Já a pele verão apresenta um tom rosado caracterizando pessoas do temperamento melancólico.

Com esta análise fica mais fácil definir combinações de cores, harmonizando cabelo, tom de pele, maquiagem e cores das roupas. Peles quentes com cores quentes e frias com tonalidades mais brandas. Exceto casos onde há necessidade de contraste com objetivos de ficar mais aparente, içar em ênfase por algum motivo.

Ao utilizar uma roupa e cores pertencentes ao temperamento, especialistas informam que há uma atenuação do efeito emocional da cor, trazendo as características negativas de seu temperamento, (veja aqui).

Continua após publicidade

As peles do tipo verão combinam com tons todos os tons de rosa e avermelhados são harmônicos para a pele, mas podem atribuir o efeito sinalizado acima. Os tons de preto empalidecem as pessoas com esse tipo de pele.

Nas peles do tipo Inverno os tons frios de verdes, roxos e tons de azul escuro são favoráveis.

Nas peles mais quentes como a de outono e primavera além das cores quentes existentes nos catálogos, evidenciam-se com tons de marrom e tons de terra.

A percepção visual e emocional da cor (pelo visagista) codifica a escolha do cliente. Portanto, o autoconhecimento continua sendo a chave para o senso de identidade.