DESTAQUES

Estou com uma angústia no coração

Eduardo Ferreira Santos 12/11/2018 SAÚDE E BEM-ESTAR
Estou com uma angústia no coração
Fonte: imagem Pixabay
O que eu faço com esta dor?

Por Eduardo Ferreira Santos

Resposta: A ANGÚSTIA, assim como a ANSIEDADE, o MEDO e a INSEGURANÇA, são sentimentos inerentes à condição humana.

Sentimos ANSIEDADE quando esperamos por algo que pode ou não vir a acontecer; MEDO quando algo ou alguém nos ameaça; INSEGURANÇA porque não sabemos o que está a acontecer pela frente e ANGÚSTIA quando dois sentimentos conflitantes se instalam em nossa mente.

Na verdade, tudo isso é natural em nossa vida, mas quando toma uma proporção aumentada, pode ser sinal de algum transtorno psicológico.

No caso particular da ANGÚSTIA, nós a vivemos em exaltação, causando sofrimento, quando estamos em uma situação na qual há um sentimento “X” no consciente e um sentimento “Y” conflitante com “X” no inconsciente.

Por exemplo, quando queremos e não queremos (ou não podemos) tomar uma atitude perante uma situação desagradável da vida.

Assim, se essa ANGÚSTIA que você sente a incomoda, é importante reconhecer quais são esses sentimentos conflitantes que a dominam.

Muitas vezes apenas uma psicoterapia poderá ajudá-la a encontrar o verdadeiro conflito e os caminhos possíveis para solucioná-lo!
 

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico psiquiatra e não se caracteriza como sendo um atendimento.

 

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra e psicólogo Eduardo Ferreira Santos responderá dúvidas e perguntas sobre os relacionamentos de uma maneira geral, sobre autoestima e conflitos emocionais. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



TAGS :

    angústia, dor, psiquiatria, psicologia

Eduardo Ferreira Santos

Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br



ENQUETE

Como você vem cultivando suas relações?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.