Tinha orgasmo normalmente, mas parei de tê-los. Estou desesperada. O que fazer?

Por Margareth dos Reis

E-mail enviado por uma leitora:  

Continua após publicidade

“Gostaria de saber se é possível uma mulher que tinha orgasmo normalmente parar de ter? Tenho 55 anos, adoro sexo e faz quatro meses que perdi o desejo sexual. Por mais que me esforce, não chego ao orgasmo! Tenho um namorado magnífico, 15 anos mais novo. Sou uma mulher atualizada e bem resolvida. Estou desesperada! Preciso voltar a ser uma mulher sexualmente normal ou vou perder o meu namorado. O que fazer?”

Resposta: Apesar de você gostar de fazer sexo, gostar do seu namorado, diversos fatores podem causar a perda do desejo sexual. Você detectou essa importante mudança na sua libido de quatro meses para cá, e isso tem te impedido de evoluir para a excitação e o orgasmo.

A busca de uma avalição ginecológica deve ser a sua primeira providência no sentido de que possa ser realizada uma investigação dos possíveis fatores biológicos envolvidos na sua queixa. Essa avaliação visa a levar a um diagnóstico e indicação de tratamento adequado ao seu caso, e de acordo com o seu momento de vida, que inclusive coincide com o início da menopausa, que em geral ocorre entre 45 e 55 anos, sendo que a perda do desejo sexual pode ser um dos sinais.

Não hesite em cuidar da sua saúde física então. E caso a sua insegurança no relacionamento esteja fora de controle, inclua a busca de um profissional da área psicológica para que você possa cuidar da sua saúde emocional concomitantemente.

Continua após publicidade

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicólogo e não se caracteriza como sendo um atendimento.