Pais, estejam perto de seus filhos

Por Blenda de Oliveira

Cuidem de seus filhos! Acompanhem a vida escolar deles. Acompanhem seus sonhos, seus medos e pesadelos. Estejam por perto. Garantam a parceria. Sejam carinhosos, sem excessos.  Elogiem quando merecerem e chamem a atenção quando errarem. Evitem a permissividade. Ensinem a liberdade e a responsabilidade.  

Continua após publicidade

Pais: atitudes de abandono

“Os pais abandonam os filhos quando os seus interesses e as respostas às suas necessidades estão fora de casa. Quando terceirizam o cuidado e a atenção que lhes devem. Quando não têm saco para conversar com crianças, adolescentes, jovens adultos, as crias que mal conhecem. Quando os tratam com rispidez e cobram mais do que oferecem. Quando se esquecem do abraço, do beijo. Quando não se lembram do afago, do elogio, do consolo, de uma explicação… De um sinal qualquer de que os amam.

Os pais abandonam os filhos quando não se interessam se estudam ou não, se vão bem na escola ou não, se têm talentos, planos, sonhos. Quando não lhes dão bons exemplos, não lhes ensinam valores, não lhes impõem os limites necessários, não os treinam para viverem em sociedade. Quando não os educam.

Os filhos abandonam os pais quando encontram na rua parceiros de desamparo.”
(texto de Bibi Fiuza, minha grande amiga e escritora)

Continua após publicidade