Conheça o temperamento colérico

Por Celso da Silva

No texto anterior falei sobre o temperamento sanguíneo (veja aqui), Dou sequência agora desenhando o perfil do temperamento colérico.  

Continua após publicidade

Baseados em estudos da Bauhaus (escola de arte alemã), o artista plástico Phillip Hallawell criou em 2002, o método de reconhecimento de temperamento (personalidade) através da linguagem visual. Esta interpretação de símbolos que acarretam na interpretação da imagem, é minuciosa, confere habilidade e sensibilidade para não rotular os indivíduos.

Ter conhecimento sobre figuras e linhas é fundamental, pois mediante este consenso, será possível identificar o formato de rosto, o qual é utilizado para designação dos temperamentos. No temperamento colérico percebemos indivíduos emotivos, dramáticos e intensos.

Espírito de liderança

Esse temperamento é líder e gosta de tomar iniciativa. Persistente, gosta de coisas boas, luxuosas. Embora prime pela liderança, não faz questão de ser notado. Não gosta de ser contrariado e é direto na fala, não gosta de rodeios.

Continua após publicidade

A lealdade é a principal qualidade, mas pode mostrar-se violento e explosivo em alguns embates, sendo até cruel quando seu opositor denota fraqueza. Não guarda rancor, mas periga à obsessão, pois existe um grau de depressão.

Seus gestos são firmes e decididos, possui volume na área da barriga, pois adora comer. Gosta de conforto e de roupas largas. Seu rosto é quadrado (imagem acima), forte podendo ser também hexagonal. Olhos espaçados e sobrancelha grossa e reta. Sua cor é o vermelho e o elemento é fogo. Seu tom de pele Outono (pele branca) e Spike (tipo de pele negra). Apreciam músicas marcadas como o tango, as culturas espanhola, alemã e irlandesa.

Esses indicadores são normalmente em sua maioria pertencente ao tipo colérico, mas a associação com outros temperamentos pode interferir na demonstração dessas características.

Continua após publicidade