Por Elisabeth Cavalcante
Em nossa formação, somos condicionados a acreditar que, para vencer na vida, precisamos de atributos como coragem e inteligência.
O conceito de vencer é, aliás, basicamente associado ao sucesso financeiro. Raros são aqueles que recebem algum incentivo para buscar a realização interior através do trabalho.
Pelo contrário, muitas vezes escolhas profissionais são desaconselhadas por não serem consideradas promissoras, no sentido financeiro.
Há, na minha opinião, uma qualidade essencial que não nos é ensinada a desenvolver: a capacidade de mudar.
Flexibilidade é tão importante quanto inteligência
A flexibilidade é um atributo tão importante quanto a inteligência pois, sem ela, nos fixamos em posturas rígidas e, como consequência, podemos sofrer vários revezes na vida.
O que está apto a mudar, certamente terá mais facilidade de se adaptar às transformações que a realidade apresenta.
Quando nossa atividade é atingida por épocas de crise, precisamos ter uma enorme capacidade de renovação para poder sobreviver.
Reinventar-se, ser capaz de descobrir em si novos talentos, até então desconhecidos ou pouco explorados, é um dom que faz toda a diferença diante dos desafios que o mundo nos apresenta.
Portanto, antes que sejamos exigidos, busquemos encontrar em nós a capacidade de mudança, ampliando nossos conhecimentos e nossa visão, de modo que não sejamos pegos de surpresa pelos imprevistos.
A essência do existir, não diz respeito a metas, conquistas e vitórias, mas sim a quem você se torna nessa caminhada.