Comer legumes, verduras e frutas faz bem à saúde. Mas quanto, em média, deveríamos comer diariamente? De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) a resposta seria cinco porções desses alimentos, cada porção equivale mais ou menos a uma mão fechada. Chegou-se a esse número após pesquisa realizada com 830mil pessoas que mostrou a menor incidência de mortes, principalmente por doenças cardiovasculares no grupo que tinham o perfil dietético com maior consumo de legumes, verduras e legumes.
Mulheres se alimentam melhor do que os homens
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 23% dos brasileiros conseguem consumir essa quantidade diária, em sua maioria mulheres. Isso porque as mulheres pensam mais em prevenção de doenças e em tentar ficar no peso adequado. Assim cuidam mais e têm mais atenção à alimentação do que os homens. Esse número parece um número baixo, mas dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas, por inquérito telefônico (Vitagel), mostram que o percentual vem aumentando e obteve aumento de 15% em comparação ao ano de 2018. Isso é devido a uma maior conscientização da prevenção e mais acesso à informação.
Mas será que cinco porções por dia é muito? Nem tanto! Comer duas frutas por dia, dividindo uma pela manhã outra à tarde, mais uma porção de legumes e verduras em média 120g para cada refeição: uma no almoço e outra no jantar. Assim já temos cinco porções.
Uma boa dica é procurar os alimentos da safra que estão mais nutritivos e mais baratos! Em outubro entram na lista: abacaxi, banana, manga, caju, berinjela, tomate, pepino, espinafre, almeirão… Aproveite. Deixe seu prato colorido e nutritivo.