Legumes são alimentos ricos em vitaminas, minerais, antioxidantes, polifenóis… Isso os tornam essenciais na alimentação do dia a dia. Em recente texto, mencionei a regra dos cinco por dia: cinco porções de frutas, legumes e verduras, que é uma conta fácil, e atua na prevenção de doenças, ajudando a manter os níveis de colesterol e glicose em dia.
Hoje falarei como preparar esses legumes. Os métodos de cozimentos são diversos como: vapor, refogar, assar ou simplesmente cozinhar na água, mas eles escondem particularidades. Os legumes cozidos na água devem ser colocados na água já fervente pelo menor tempo possível, isso porque, algumas vitaminas solúveis em água são perdidas para o líquido.
Três métodos de cozimento
Um dos métodos mais indicados é o vapor que pode ser feito em panela própria ou no escorredor de macarrão. A dica é esperar a água da panela ferver e, em seguida, colocar a cesta de legumes com a tampa. Não esqueça que deve ser pouca água para que ela ao ferver não tenha contato com o alimento.
O assamento é o método que oriento para pessoas que não gostam muito de legumes, porque qualquer tipo ficará uma delícia! Pique legumes como abobrinha, berinjela, tomate, cebola, cenoura, brócolis… e coloque em um tabuleiro com ervas (orégano, manjericão, alecrim…) e leve ao forno preaquecido. Tempo médio de assamento 20 minutos em forno de 180º. Espere o cheiro delicioso começar e aproveite!
O refogar funciona para aquele preparo rápido para legumes mais tenros como abobrinha, berinjela, cebola e tomate, por exemplo. Refogue cebola, alho no azeite, em seguida coloque o legume picado em fogo baixo e vá mexendo até o ponto desejado.
Agora é hora de colocar a mão na massa e se deliciar com os legumes!