Você já ouviu falar em forças pessoais? Conhece estas habilidades? Irei explicar o que são, seus benefícios, como são criadas e empregá-las em nossas vidas.
A equipe de estudos de Martin Seligman, o pai da Psicologia Positiva, detectou que crianças criadas com autoestima muito elevada tendem a ser as mais depressivas.
Como assim?
Quando elogiamos as crianças com elogios superficiais e que não têm vinculação com as suas capacidades inatas, ocorre a supervalorização pessoal.
Por conta disso, as crianças, que se tornam pessoas adultas, dão importância demais ao seu próprio eu e não suportam falhas, críticas, contradições e até mesmo decepções.
Para resolver esse problema, a equipe de Seligman criou, através de uma pesquisa, uma lista de Forças Pessoais.
Elas são virtudes que auxiliam a nutrir o que há de melhor no indivíduo, fazendo-o crescer psicologicamente e se tornar a melhor versão de si mesmo.
Essa pesquisa foi realizada em mais de duzentas culturas e concluiu que as Forças Pessoais são mais universais do que se esperava.
Além disso, também deu origem ao livro em inglês Character Strenghts and Virtues – a handbook and classification.
A classificação do livro conta com seis virtudes, segmentadas em 24 características positivas chamadas de Forças Pessoais.
As seis virtudes das forças pessoais
1. Virtude da Sabedoria
Inclui as forças cognitivas: criatividade (habilidade, originalidade e inteligência prática), curiosidade, gosto pela aprendizagem, perspectiva, pensamento crítico (critério e lucidez);
2. Virtude da Coragem
Compreende as forças emocionais: bravura (valentia), perseverança (persistência, dinamismo e diligência), honestidade (integridade e autenticidade), entusiasmo (vitalidade, animação e paixão);
3. Virtude da Justiça
Abrange as forças cívicas, que são: trabalho em equipe (cidadania), equidade (imparcialidade), liderança;
4. Virtude da Humanidade
Coompreende as forças interpessoais: amor (amar e aceitar ser amado), bondade (generosidade), inteligência social (inteligência pessoal e emocional);
5. Virtude da Temperança
Contém as forças que protegem contra o excesso: perdão (misericórdia), humildade (modéstia), prudência (discrição e cautela), autocontrole;
6. Virtude da Transcendência
Na qual estão presentes as forças espirituais de significado: apreciação da beleza e da excelência, gratidão, esperança (otimismo e responsabilidade com o futuro), bom humor (graça), espiritualidade (senso de propósito, fé e religiosidade).
Continuarei com o tema no próximo post.