Dia 7 de julho comemorou-se o Dia Mundial do Chocolate, o preferido de muita gente como eu. Mas quando falamos de chocolate, uma série de detalhes vem à tona, principalmente o teor de cacau.
Será que é cacau com açúcar ou açúcar com cacau? Se pensarmos no chocolate ao leite que tem 30-40% de cacau, o percentual de açúcar pode chegar até a metade do tablete e, apesar de ser o preferido e ser gostoso, não traz benefícios à saúde. Isso não quer dizer que ele deva ser banido do seu armário, mas sim ter uma frequência de consumo menor.
Por que ir aos poucos
Não é do dia para a noite que se aprecia um chocolate com 70-80% de cacau. É um processo de mudança de paladar, que deve ser feito aos poucos, começando com 50% e aumentando para 60, 70… Num primeiro momento pode parecer impossível, mas com o tempo, o paladar começa a achar nuances doces e aromáticas onde nem se imaginava. Uma boa combinação é com uma fruta doce como a banana. Pique a banana e chocolate por cima quebradinho.
Junto aos chocolates com mais percentual de cacau, vem os benefícios dos polifenóis e de minerais como o magnésio que auxiliam na defesa antioxidante, imunidade e saúde cardiovascular. A quantidade média diária de 20-25g de chocolate de 70%, ou mais de cacau, é uma boa recomendação.
Por isso, comece a pensar em provar os novos sabores dos chocolates com alto teor de cacau e surpreenda-se.