DESTAQUES

Casamento estável com carinho e sem amor é possível? Ou será que ela me ama e não sabe?

Anette Lewin 01/01/2016 PSICOLOGIA
Sentimentos na relação mudam

por Anette Lewin

"Minha esposa disse que não me ama mais, mas sente muito carinho por mim. Disse não querer separar, temos uma filha de nove anos, uma vida financeira estabilizada. Será que existe a possibilidade de reconquistá-la?"

Resposta: Sentimentos costumam mudar nos relacionamentos. Quando alguém chama de "amor" um tipo de sentimento associado, por exemplo a uma sensação de urgência, interesse e admiração, e um desses elementos se enfraquece ou deixa de existir, a urgência, por exemplo, a pessoa não sabe mais que nome dar a esse sentimento.

É como se a pessoa experimentasse um bolo de chocolate e não conseguisse chamar de bolo uma massa que não levasse chocolate. No entanto, existem bolos de laranja, coco, e baunilha. Assim como existem bolos sem ovos, ou sem farinha de trigo. O que define bolo, então? Difícil, não? Definir amor é tão ou mais difícil. Se sua esposa está disposta a continuar com você e você está disposto a continuar com ela, isso é o que importa. Os sentimentos que aconteciam no início da relação provavelmente se modificaram e não acontecerão mais da forma como aconteciam. Mas vocês podem acrescentar a eles novos ingredientes que levem a novos sentimentos que, por sua vez, façam com que a relação valha a pena.

Atenção: As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A psicóloga Anette Lewin responderá sobre relacionamento amoroso, conflitos na vida a dois e conjugal. Esta resposta possui dois formatos: 1º formato: responder as perguntas enviadas pelos leitores. 2º) formato: de A a Z, explicar através de uma palavra em específico (verbete) o significado do que sentimos ao amar. Esta palavra será extraída de um e-mail enviado pelo leitor a esta coluna. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Anette Lewin

É psicóloga graduada pela PUC/SP. É psicoterapeuta de adultos e adolescentes em consultório particular desde 1975 até a presente data. É coach em saúde mental.



ENQUETE

Você acredita na lei de causa e efeito ou lei do carma?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.