Sinto muito desejo de morrer para poder descansar

por Dr. Joel Rennó Jr.

"Doutor sempre tive um enorme desejo de morrer, a morte para mim seria como um descanso. Gostaria de dormir e nao acordar mais. Nao gosto e nunca gostei de viver… Às vezes me sinto muito culpada por pensar assim. Por quê?"

Continua após publicidade

Resposta: Pela grande duração dos sintomas, você pode estar com um quadro clínico de depressão maior ou mesmo de distimia (uma depressão crônica leve, persistente por pelo menos dois anos, e que também gera incapacitação a longo prazo). Você precisa procurar ajuda de um médico psiquiatra para avaliação do nível de tais sintomas e realização correta do diagnóstico. Há tratamentos tanto de psicoterapia quanto antidepressivos que remitem tais sintomas.

Gostaria de saber qual profissional procurar, psicólogo ou psiquiatra
Ela é depressiva, não se importa com a alimentação dos filhos e só pensa em dormir e e ir pra igreja. Mas agora, felizmente, aceitou ir a uma consulta

Resposta: Geralmente, os psicólogos e psiquiatras trabalham em conjunto. Para um diagnóstico diferencial inicial, acredito ser importante a procura do psiquiatra que irá encaminhá-la, posteriormente, ao psicólogo a fim de que seja realizada a psicoterapia.

Da euforia à depressão
Sofro com um problema há algum tempo, estou alegre (eufórico) e de repente fico deprimido

Continua após publicidade

Resposta: Você precisa observar se tais alterações de humor não são compatíveis com o transtorno afetivo bipolar, cujo tema foi alvo das minhas últimas respostas aos internautas (favor lê-las). Vale a pena você ficar muito atento e procurar uma ajuda psiquiátrica. Outra dica é acessar ao site da ABRATA (www.abrata.org.br). Admiro muito o trabalho que essas associações de voluntários realizam. Vale a pena conhecer.

Atenção!

As respostas desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psiquiatria e não se caracterizam como sendo um atendimento

Continua após publicidade