Dever de casa: um bem ou um mal? E o horário de estudos?

por Threreza Bordoni

O dever de dasa é uma função da escola e o horário de estudos, da família. Um pode estar inserido no outro, mas não são a mesma coisa.

Continua após publicidade

O dever de casa é uma negociação direta entre escola/professor e aluno e para ser positivo precisar ter um objetivo e ser levado adiante, não terminando apenas no visto ou correção. É preciso que o dever de casa tenha sentido para o aluno, “lição de casa boa”, precisa ser um desafio e promover na sala de aula a discussão, reflexão e identificação de dificuldades. A quantidade de dever de casa, não é índice de nada, o que vale é a intencionalidade do professor.

O horário de estudos é uma negociação entre pais e filhos, onde o dever de casa pode ser um instrumento, mas quem decide o que ocorre em casa são os pais e não a escola. Assim este horário deve ser organizado priorizando a relação pais e filhos, não faça disto uma batalha, negocie junto.

Que atitudes os pais podem tomar para ajudar o filho a responsabilizar-se pelas atividades escolares?

Na escola, seu filho deverá compreender que os deveres de casa, os trabalhos escolares e as notas são questões estritamente entre ele e seus professores, que deverão estabelecer as metas para atingir um melhor aproveitamento escolar. Seu filho deve sentir-se responsável pelo êxito e pelos fracassos na escola. Os pais que se sentem responsáveis pelo aproveitamento escolar de seus filhos, abrem a porta para que seu filho passe a responsabilidade disto para eles, os pais. Organizar o horário do filho para que ele se lembre do que precisa fazer, cobrar que cumpra, e encorajá-lo a superar as dificuldades, já é uma grande ajuda.

Continua após publicidade

Se você gosta de acompanhar o filho no trabalho escolar, que o faça (sem interferir muito para não roubar-lhe a responsabilidade); agora, se você não tem tempo ou perde logo a paciência é melhor tutelar de longe ou delegar a outro.

Assumir a responsabilidade pelos deveres escolares ajuda as crianças e jovens a amadurecerem e se tornarem adultos responsáveis que cumprem suas promessas, respeitam seus limites e triunfam em suas tarefas

Como escola e família podem ser parceiras para o bom desempenho do aluno?

Continua após publicidade

A melhor relação com a escola e com os filhos é a de comunicação franca, objetiva e constante. Esteja seguro da escolha que fez e dê espaço para a escola trabalhar. Demonstre respeito tanto pelo sistema escolar, quanto pelo professor. Mesmo quando não estiver de acordo com uma política da escola, é seu papel estimulá-lo a obedecer às regras da escola, assim como precisará obedecer às regras mais amplas da sociedade. Caso esteja descontente com a escola, procure o responsável e converse com ele. Só uma relação aberta entre família e escola, onde cada uma respeita o espaço da outra, poderá favorecer um bom rendimento dos alunos.

Mas lembre-se, a escola é o primeiro espaço de privacidade de seu filho. Quando a criança entra na escola, ela começa a aprender a enfrentar a vida por conta própria. E, se os pais insistem em intervir nesse processo, só um sai perdendo: a criança ou o adolescente. A criança não querer comentar sobre a escola, não significa que não goste da escola. Respeite.