Qual é o primeiro passo para eu me valorizar?

por Rosemeire Zago

"Ando tão cansada de ser boazinha, amiga, tolerante … Enfim, trago muitas frustrações comigo e quero mudar, me valorizar, dizer não, sem medo. Por onde começar?"

Continua após publicidade

Resposta: Para que possamos perceber o valor de uma pessoa precisamos conhecê-la, concorda? O mesmo princípio deve ser aplicado a você.

Como adquirir autoconhecimento?

Você só poderá reconhecer seu próprio valor se conhecer um pouco mais de si mesma. Para se conhecer a melhor maneira é identificando seus sentimentos. Como fazer isso? Comece perguntando-se todos os dias “O que estou sentindo?” e procure escrever a resposta.

Parece fácil, mas não é. Conforme você identifica seus sentimentos, começará a agir de acordo com eles, ou seja, respeitará o que sente, e em conseqüência conseguirá aos poucos começar a dizer “não”. O importante não é dizer “não” apenas sem medo, mas principalmente sem culpa.

Continua após publicidade

Por que é tão difícil dizer não?

Você já pensou nos motivos que a levam ser boazinha, tolerante?

Geralmente está relacionado com o desejo, ainda que inconsciente, em agradar. Na verdade, todos nós estamos sempre buscando agradar a alguém para que perceba o quanto somos bonzinhos, úteis, importantes e assim, esperamos que nos aceitem, e acima de tudo, que nos amem e não nos abandonem. Será que não é esse seu desejo lá no fundo?

Continua após publicidade

Ao escrever sobre seus sentimentos você adquire, antes de tudo, autoconhecimento. E é isso que precisa para ser você mesma e se valorizar.

Você pode escrever o que está sentindo no momento, ou escrever sobre toda sua história, principalmente momentos que marcaram sua vida, separados por ano e/ou idade e relatando os fatos e os sentimentos que os acompanharam na época. Isso trará um entendimento mais profundo de muitas situações que foram deixadas de lado, mas nem por isso deixaram de machucar.

Escreva ainda tudo aquilo que você admira em você, o que gosta em seu jeito de ser, pensar, agir, enfim, escreva o que gosta em si mesma e valorize tudo isso. Escreva também o que não gosta em si, seus pontos negativos, e procure aos poucos mudar. Esse já é um bom começo… mas se tiver dificuldades, procure um psicólogo, pois o objetivo da psicoterapia é acima de tudo elevar o autoconhecimento.