DESTAQUES

Por que minha mãe sempre agoura meu namoro?

Anette Lewin 01/01/2016 PSICOLOGIA
Medo inconsciente de ser abandonada pela filha pode ser a causa

por Anette Lewin

"Atualmente estou namorando e ela fica jogando indiretas que não vai demorar muito para meu namorado me largar."

Resposta: O relacionamento entre mãe e filha pode ficar mais conflituoso quando a filha começa a namorar. Isso por que a mãe às vezes mistura o afeto que tem pela filha com competição, com vontade de evitar que a filha passe por frustrações que ela passou e, principalmente, a consciência dolorosa de que mais cedo ou mais tarde a filha vai sair de casa ...

Todos esses sentimentos misturados podem fazer com que a mãe, inconscientemente, tente infantilizar essa filha e baixar sua autoestima, para que ela permaneça a seu lado por mais tempo.

A melhor forma de lidar com isso, é tentar evitar discussões. Se as coisas que sua mãe diz, ferem..., não responda agressivamente. Diga que vai pensar sobre o que ela disse e mude de assunto.

Por outro lado, converse com ela sobre outros temas, mais cotidianos, mais leves, através dos quais a troca afetiva entre vocês possa ser mais agradável. Isso criará um vínculo melhor entre vocês e pode tirar dela a sensação de que brevemente será abandonada por você.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A psicóloga Anette Lewin responderá sobre relacionamento amoroso, conflitos na vida a dois e conjugal. Esta resposta possui dois formatos: 1º formato: responder as perguntas enviadas pelos leitores. 2º) formato: de A a Z, explicar através de uma palavra em específico (verbete) o significado do que sentimos ao amar. Esta palavra será extraída de um e-mail enviado pelo leitor a esta coluna. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Anette Lewin

É psicóloga graduada pela PUC/SP. É psicoterapeuta de adultos e adolescentes em consultório particular desde 1975 até a presente data. É coach em saúde mental.



ENQUETE

É possível ser você mesmo no ambiente de trabalho?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.