DESTAQUES

Entenda a relação entre a mente, as emoções e o fígado

Jou Eel Jia 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
As emoções estão amarradas com a imagem mental

por Jou Eel Jia

Como a mente funciona?

Nossos órgãos sensoriais captam informações e levam para o cérebro que as processa, esse fenômeno é chamado de percepção e pode ser agradável ou não. Daí, vem as sensações de prazer, neutra ou de desprazer.

Através dessas sensações formam-se as imagens mentais, que vão despertar as emoções e, por conseguinte, o pensamento, que se transforma em ação, ou seja, decisão.

Em tese o processo acontece na seguinte ordem:

Órgãos sensoriais - percepção - sensação - pensamento - ação = decisão.

Como vamos da percepção à ação (decisão)?

Através do pensamento surge o diálogo interior e a resposta biológica acontece com base nesse diálogo. Ou seja, se você está aquecido dentro de casa e está frio lá fora, e você vai sair, o organismo se prepara (decisão/ação) para uma situação que está por vir - o frio - e o metabolismo do corpo é alterado para enfrentar essa situação.

As emoções estão amarradas com a imagem mental e são fundamentais para tomada de decisões em nossa vida. São essas imagens mentais que provocam as sensações de nojo, culpa, raiva, desejo, etc...

O fígado e as emoções

Cada cérebro reage de maneira única, o fígado impulsiona a imagem mental, é o responsável pela informação de imagem mental. Ou seja, a expansão da energia do fígado forma a imagem mental.




Jou Eel Jia

É formado em Medicina pela UNIFESP e é Presidente da Associação de Medicina Tradicional do Brasil (AMC). Professor Titular de Pós-graduação em MTC e Acupuntura do HSPM e Faculdade de Medicina de Jundiaí. Autor dos livros Ch’an Tao, essência da Meditação (editora Sumus) e Ch’an Tao Conceitos Básicos: Medicina Tradicional Chinesa, Lien Ch’i e Meditação (editora Ícone).



ENQUETE

Você acredita na lei de causa e efeito ou lei do carma?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.