Recupere-se do estrago feito com seu corpo durante o Carnaval

por Sonia Corazza

A Quarta-feira de Cinzas costuma levar as últimas plumas e paetês, muita lata de cerveja espalhada pelo chão e um razoável prejuízo para o corpo, mesmo para quem não caiu na folia. Hoje vou dar algumas dicas de pronto-socorro para adotar desde já e recuperar a saúde e boa aparência.

Continua após publicidade

Para quem saiu atrás do trio elétrico

O primeiro grupo que vai precisar do socorro beleza inteligente é o pessoal que caiu na gandaia, pulou e se esbaldou no Carnaval. Se você faz parte desse grupo provavelmente saltou refeições, não se alongou antes e muito menos depois da farra, bebeu um bocado e esqueceu totalmente dos cuidados rotineiros com o corpo. Então é hora de super-hidratação de dentro pra fora.

Hoje, mas só hoje, faça uma limpeza geral no organismo. Tome sucos de frutas diuréticas, como abacaxi, melancia ou melão o dia todo. Vale incrementar com folhas de hortelã, capim-limão ou manjericão. Essa mistura vai dar uma equilibrada no teor de água natural do seu corpo e trazer você de volta para o batente, com muito mais energia.

Para quem tostou demais no sol

Continua após publicidade

No bloco dos que foram para praia ou piscina está o povo que tomou muuuuito sol durante o feriadão todo. Isso significa que a carga de radiação solar deve ter sido muito mais intensa do que seu corpo pode aguentar, mesmo adotando o filtro solar adequado. Então hoje é dia de super-hidratação de fora pra dentro.

Vamos fazer um ritual simples de spa em casa. Para o rosto, faça uma pasta com ½ xícara( chá) de aveia em flocos finos misturada a duas colheres (sopa) de iogurte natural integral. Massageie a pele delicadamente, evitando a área ao redor dos olhos e deixe a mistura agir por 30 minutos, enquanto descansa, deixando os pés ligeiramente mais altos que o restante do corpo. Lave com água a temperatura ambiente e capriche no hidratante para seu tipo de pele. Se quiser usar uma máscara facial produzida industrialmente, busque na formulação ingredientes como alfabisabolol, aminoácidos de aveia e pantenol.

Para quem só pilotou o controle remoto da TV

Continua após publicidade

Se você assistiu em casa todos os desfiles das escolas de samba, deu nota para cada quesito e ainda por cima, não perdeu nenhum lance dos blocos de Recife e Salvador, também está fora do prumo – vale também para quem fcou nas redes sociais. Permanecer muitas horas na mesma posição, sem se movimentar o suficiente, leva ao acúmulo de muita energia na forma de gordura. É hora de se mexer e gastar esse "crédito" armazenado no corpo. Portanto, hoje é dia de sacudir a poeira e dar volta por cima.

Comece o dia dando uma espreguiçada bem gostosa, ainda na cama. Estique cada perna, braços e pescoço, em movimentos lentos e progressivos, exatamente como fazem os gatos. Levante e vire a cabeça lentamente para os lados, depois para cima e para baixo. Alongue a panturrilha (batata da perna), virando a ponta dos pés para cima. Depois de um café da manhã leve, calce um bom par de tênis e dê uma caminhada vigorosa de pelo menos 40 minutos. Aproveite para forçar cada movimento. Estique o passo. Force o balanço dos braços. Inspire pelo nariz e expire pela boca. Pronto! Você está viva!

E vamos em frente pessoal! E nunca se esqueça que ninguém é bonito se não for saudável.

Atenção!
Esse texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento.