Ao terminar um relacionamento é necessário fazer um sério balanço

por Antônio Carlos Amador

Existem muitas pessoas, porém, que se recusam a aprender com os erros do passado…”

Continua após publicidade

Se voltarmos nossa atenção para nossos relacionamentos passados, tornar-se-á mais fácil notar a presença constante e ativa de um denominador comum a todos, o qual sempre determinou a repetição sistemática das mesmas dificuldades.

Algumas pessoas percebem que são inevitavelmente atraídas por aqueles que as tratam mal ou que parecem rejeitá-las; outras perceberão que escolhem sempre um companheiro de personalidade mais forte do que a delas ou de caráter prepotente; outras ainda, que são fascinadas por quem tem uma posição social superior à sua, ou uma idade mais avançada. Os exemplos são infindáveis.

Cada indivíduo pode procurar entender quais são os motivos que despertam nele o íntimo desejo de estabelecer uma relação afetiva com outra pessoa. Mas, quando ela termina, é necessário que se faça um balanço, focalizando a atenção na lembrança do próprio comportamento anterior, comparando-o com o atual. Essa busca pessoal revelará o fato de que, no início de cada relação, a pessoa sente-se no paraíso, entusiasmada e segura, enquanto que no final retorna à Terra, desiludida e triste.

Esclarecer para nós mesmos as mudanças sofridas e as razões que as determinaram tornará mais fácil fazer um balanço sério: poderão ser aceitas aquelas mudanças que representam um amadurecimento, enquanto, por outro lado, poderemos reencontrar aspectos da própria personalidade que amávamos e que foram perdidos. Do mesmo modo, será possível compreendermos quais são os aspectos que nos limitam e atrapalham na interação com as outras pessoas, ou seja, quais são os mecanismos inconscientes que entram em cena, estragando nossos relacionamentos.

Continua após publicidade

Existem muitas pessoas, porém, que se recusam a aprender com os erros do passado e que continuam a repetir as mesmas situações de um relacionamento a outro. Embora seja muito difícil mudar a direção das próprias preferências e inclinações, uma verdadeira e positiva mudança na qualidade das relações com os outros é possível. Porque, não depende tanto dos diversos tipos de pessoas com as quais se tenta estabelecê-las, quanto da consciência das próprias necessidades e das próprias fraquezas.

Você e o outro estão em processo de constante mudança

É preciso lembrar também que a natureza de nossos relacionamentos muda continuamente. As pessoas em contato estão sempre mudando, mesmo aquelas que são íntimas, irão se tornar gradativamente estranhas, a menos que se atualizem diariamente, dizendo quem são, em relação a lugares, acontecimentos e outros seres. A pessoa com quem você falou ontem não é a mesma que encontra hoje.

O tempo também muda a qualidade das nossas experiências. É impossível reconstituir ou recriar exatamente a mesma disposição, excitamento ou atmosfera de uma determinada experiência, agora pertencente ao passado. Não podemos revivê-la agora, da mesma forma como a experimentamos. Podemos tentar, mas de alguma forma, a qualidade da experiência será diferente. Pensem em todo o tempo e esforço que desperdiçamos na tentativa de reviver acontecimentos passados emocionantes e memoráveis. Quando tentamos revivê-los, a situação se torna artificial. Nesse caso estamos mais envolvidos com o passado do que com o presente.

Continua após publicidade

O tempo muda as coisas, o tempo muda as pessoas; também muda a natureza das nossas disposições e expectativas individuais. Momentos preciosos não devem ser revividos ou reconstituídos, pois é preciso que permaneçam para sempre únicos e incomparáveis.

É impossível pretender que as pessoas tenham a mesma disposição de quando as deixamos, quer tenham se passado cinco anos ou cinco dias. Lembramos delas de uma maneira, mas, nesse meio tempo, todos nós mudamos. A intimidade, quando genuína, nunca é antecipada; apenas flui, atendendo às nossas necessidades no momento. Cada experiência de intimidade possui uma qualidade própria e única. O tempo determina uma mudança nesse sentido.

Ao longo dos anos somos separados de bons amigos, entes queridos e lugares familiares. Muitas vezes, essa separação acarreta uma experiência inesperada, súbita e desconcertante de estar só. A cada separação há um tipo de experiência de estar só que é única para uma pessoa ou lugar em particular. É assim que deve ser. O valor de um momento ou relacionamento memorável é preservado apenas na medida em que não tentamos reconstituí-lo com outra pessoa no presente.