Sonho: ferramenta poderosa para a confiança e a esperança

Pare por alguns segundos e pense em uma relíquia, tesouro, preciosidade ou em algo que tenha um valor imensurável para você. Pensou? O grau de valor que você atribuiu, para este objeto pensado, você deveria atribuir para os sonhos que você tem. Porque o sonho é uma manifestação criativa da psique (mente inconsciente e consciente) e transcende os meros cinco sentidos. Portanto, os sonhos podem, de forma simbólica e numa linguagem própria, revelar o futuro, questões de sua personalidade, que precisam ser trabalhadas. Além de apresentar soluções para problemas do cotidiano e regular suas emoções internas.

Vya Estelar entrevistou o psicólogo Marcos Fleury que, há mais de 30 anos, pesquisa novas técnicas de trabalhos com sonhos. Ele explica o papel dos sonhos em nossas vidas; e mostra uma nova maneira de se relacionar, tratar e “perceber” os sonhos. Além das vantagens de se trabalhar com eles.

Continua após publicidade

Vya Estelar – Por que o sonho é uma ferramenta tão importante?

Marcos Fleury – Os sonhos são uma forma de expressão criativa da psique, um produto genuíno do inconsciente. Portanto, reconhecê-los e valorizá-los, são formas de ampliar nossa consciência e de estabelecer um contato mais íntimo e fecundo com a psique. O sonho é sempre uma compensação do inconsciente. O sonho equilibra a psique com sua função autorrregulatória e compensatória. O que leva a um bem-estar mental, emocional e pessoal. Desde que você, valorize e preste atenção nele. Sonhar tem uma função regulatória para o funcionamento psíquico.

Vya Estelar – Quais as vantagens de se trabalhar com os sonhos?

Marcos Fleury – A prática de trabalho com sonhos, sozinho ou em grupo, entre outras coisas estimulará naturalmente:

Continua após publicidade

– o pensamento por imagens

– as percepções de estados sutis

– a identificação de sentimentos

– ver através de perspectivas novas ou inusitadas ·

– a tolerância frente ao não imediatamente compreensível

– o pensamento paradoxal

– a paciência

Vya Estelar – O que é pensamento por imagens?

Marcos Fleury – É conseguir trabalhar com uma sequência de imagens interpretando-as, como se fosse um filme mudo, ou uma exposição de quadros. É conseguir trabalhar com as imagens que, de uma forma simbólica, estão comunicando algo.

Continua após publicidade

“Símbolos do sonho são elementos analíticos. O sonho é uma matéria analítica”

 Vya Estelar – Qual o sentido dos sonhos?

Marcos Fleury – Essa é a questão, que afinal mais intriga a todos. Respondê-la é sempre um problema delicado. Um símbolo, por definição, é inesgotável quanto as possibilidades de sentido que pode carregar. Um simples exemplo pode nos mostrar isso: a imagem de uma árvore nos diz uma infinidade de coisas igualmente verdadeiras. E mesmo que escolhamos um determinado sentido, para essa imagem, num dado contexto, com o qual esse símbolo esteja relacionado, isso não invalidará e nem excluirá outros múltiplos sentidos, relativos àquela imagem.

Os vários sentidos de um sonho

Uma árvore pode significar vida, como a árvore da vida. Já a árvore do conhecimento, pode representar um aspecto essencial, da natureza da personalidade, de uma pessoa, ou a sua forma de estar ligado ao mundo. Pode indicar a ligação com uma dimensão espiritual ou ainda exibir as cicatrizes de experiências marcantes vividas ao longo de uma vida. Assim, podemos identificar variados níveis de sentido em relação a um símbolo, desde o nível mais pessoal até o plano mais transcendental. A árvore dentro de um sonho possibilita infinitas leituras diferentes.

“Interpretação do sonho nunca deve ser fechada”

Os sonhos estão ligados a um contexto cultural ou religioso. Cultura e religião fecham uma chave interpretativa. Um sonho pode ser também psicanalítico, junguiano ou existencialista. Enfim, a interpretação de um sonho nunca deve ser fechada.

Vya Estelar – Como uma pessoa deve “perceber” ou “encarar” o sonho?

Marcos Fleury – O sonho é a manifestação expressiva e criativa da psique. Sendo assim, trata-se de uma propriedade humana. Portanto, cada um é dono do seu sonho. Logo não existe ninguém melhor, do que você mesmo, para interpretar o seu próprio sonho, que foi “criado”por você. Modernamente, procura-se entender os sonhos como possuindo uma multiplicidade de níveis de sentido.

Vya Estelar – Como devemos nos relacionar com o sonho?

Marcos Fleury – Primeiramente, valorizar o sonho como um elemento importante em sua vida. Atribuir para ele um valor de ferramenta. A valorização, é um primeiro passo, para ajudá-lo a lembrar-se dos seus sonhos. Para lembrar e trabalhar com os sonhos você tem que estar aberto para isso. É fundamental que se adote uma postura LÚDICA perante os sonhos. Se os sonhos são uma forma de expressão criativa da psique, então a melhor forma de tratá-los é buscar uma atitude criativa.

Alguns consideram o sonho como um “pensar diferente”. Diferente porque entre outras coisas, é um pensamento por imagens, símbolos e metáforas, e nós, ocidentais, temos grande dificuldade em tratar com esse processo.



Use seu lado lúdico, o  ‘OLHAR DA CRIANÇA’, para interpretar seus sonhos

Talvez devêssemos dizer “nós adultos”, uma vez que as crianças, até 6 ou 7 anos, em geral, mostram grande liberdade com essas formas de manifestação e, mais tarde, muitas vezes, transformam-se em adultos receosos e tímidos perante os sonhos.

Confiança e esperança

Essas qualidades, uma vez desenvolvidas, nos serão úteis em todas as esferas da vida, quer seja no trabalho, na vida pessoal ou nas relações sociais. Assim, para nós adultos, o trabalho com sonhos implica em recuperar e desenvolver certas qualidades perdidas, para alcançarmos formas de viver mais harmoniosas e saudáveis, com confiança e esperança.

Vya Estelar – Da para programar um sonho?

Marcos Fleury – Programações podem ajudar a se lembrar dos sonhos. Você pode durante todo o dia, solicitar com afirmações, que a sua psique, apresente durante um sonho, a solução para um determinado problema. Por exemplo, “quero ter um sonho, que me apresente uma solução para este determinado problema” ou “vou dormir sobre este assunto no sagrado”. Escrever livremente sobre os problemas que angustia, também ajuda a chamar o sonho.

Vya Estelar – Como é esta relação da mente humana com o sonho premonitório?

Marcos Fleury – A mente inconsciente não tem limitação de tempo e espaço. Logo, pode acessar os elementos que transcendem os cinco sentidos da mente consciente e assim prever o futuro.

Vya Estelar – O que você tem a dizer sobre os sonhos repetidos?

Marcos Fleury – São os chamados sonhos recorrentes. É sinônimo de um aspecto, questão ou problema que precisa ser resolvido. Enfim, uma questão que não foi integrada.

10 dicas do editor para você poder interpretar seus sonhos: 

Cada fato ou personagem de um sonho é um símbolo, como criador do seu sonho, você é o dono do seu sonho, portanto, a melhor pessoa para poder interpretá-los. Intertprete-os usando seu lado lado lúdico; como uma criança, use livremente sua intuição para poder decifrá-los;

Os diversos personagens do sonho ou mesmo até todos os personagens de um sonho podem ser você ou não;  

Cada personagem de um sonho é um símbolo; então, o que aquela pessoa que apareceu no sonho representa para você?

Preste atenção aos sentimentos que as situações dos sonhos te geraram;

5ª Caso tenham diálogos, valorize-os, pois boa parte dos sonhos não traz falas;

Caso seja um sonho picado, todo fragmentado… não despreze-o, mais importante que o enredo, são os símbolos e cada símbolo representa alguma coisa na sua vida naquele momento, que o seu inconsciente está querendo lhe revelar…; procure então interpretar esses símbolos;

Sonhos recorrentes podem sinalizar um aspecto da sua vida que precisa ser olhado e que você não está dando atenção;

Fuja desses livros (manuais) que dizem que: sonhar com isso significa aquilo; 

 Embora existam símbolos tidos como universaiscomo por exemplo o de voar, que pode significar comumente liberdade; esse símbolo pode ter infinitos significados de acordo com o contexto do sonho e a realidade/vida do sonhador. Então, avalie o seu momento para ver o que pode significar voar para você no seu atual contexto de vida;          

10ª É importante que você faça esta atividade escrevendo, pois o sonho ou os símbolos estando escritos, você já tem organizado naturalmente um passo-a-passo dos diversos símbolos contidos nesse sonho e que poderiam passar despercebidos numa rasteira interpretação mental.             

Sonho: ferramenta poderosa para a confiança e a esperança

por Angelo Medina

Pare por alguns segundos e pense em uma relíquia, tesouro, preciosidade ou em algo que tenha um valor imensurável para você. Pensou? O grau de valor que você atribuiu, para este objeto pensado, você deveria atribuir para os sonhos que você tem. Porque o sonho é uma manifestação criativa da psique (mente inconsciente e consciente) e transcende os meros cinco sentidos. Portanto, os sonhos podem, de forma simbólica e numa linguagem própria, revelar o futuro, questões de sua personalidade, que precisam ser trabalhadas. Além de apresentar soluções para problemas do cotidiano e regular suas emoções internas.

Continua após publicidade

Vya Estelar entrevistou o psicólogo Marcos Fleury que, há mais de 15 anos, pesquisa novas técnicas de trabalhos com sonhos. Ele ensina como lembrar dos sonhos e apresenta técnicas para interpretá-los. Explica o papel dos sonhos em nossas vidas. E mostra uma nova maneira de se relacionar, tratar e "perceber" os sonhos. Além das vantagens de se trabalhar com eles.

"Sonho equilibra a psique e leva ao bem estar mental e emocional"

Vya Estelar – Porque o sonho é uma ferramenta tão importante?

Marcos Fleury – Os sonhos são uma forma de expressão criativa da psique, um produto genuíno do inconsciente. Portanto, reconhecê-los e valorizá-los, são formas de ampliar nossa consciência e de estabelecer um contato mais íntimo e fecundo com a psique. O sonho é sempre uma compensação do inconsciente. O sonho equilibra a psique com sua função auto-regulatória e compensatória. O que leva a um bem estar mental, emocional e pessoal. Desde que você, valorize e preste atenção nele. Sonhar tem uma função regulatória para o funcionamento psíquico.

Continua após publicidade

Vya Estelar – Quais as vantagens de se trabalhar com os sonhos?

Marcos Fleury – A prática de trabalho com sonhos, sozinho ou em grupo, entre outras coisas estimulará naturalmente:

o pensamento por imagens
as percepções de estados sutis
a identificação de sentimentos
ver através de perspectivas novas ou inusitadas ·
a tolerância frente ao não imediatamente compreensível
o pensamento paradoxal
a paciência

Continua após publicidade

Vya Estelar – O que é pensamento por imagens?

Marcos Fleury – É conseguir trabalhar com uma sequência de imagens interpretando-as, como se fosse um filme mudo, ou uma exposição de quadros. É conseguir trabalhar com as imagens que, de uma forma simbólica, estão comunicando algo.

"Símbolos do sonho são elementos analíticos. O sonho é uma matéria analítica"

Vya Estelar – Qual o sentido dos sonhos?

Marcos Fleury – Essa é a questão, que afinal mais intriga a todos. Respondê-la é sempre um problema delicado. Um símbolo, por definição, é inesgotável quanto as possibilidades de sentido que pode carregar. Um simples exemplo pode nos mostrar isso: a imagem de uma árvore nos diz uma infinidade de coisas igualmente verdadeiras. E mesmo que escolhamos um determinado sentido, para essa imagem, num dado contexto, com o qual esse símbolo esteja relacionado, isso não invalidará e nem excluirá outros múltiplos sentidos, relativos àquela imagem.

Os vários sentidos de um sonho

Uma árvore pode significar vida, como a árvore da vida. Já a árvore do conhecimento, pode representar um aspecto essencial, da natureza da personalidade, de uma pessoa, ou a sua forma de estar ligado ao mundo. Pode indicar a ligação com uma dimensão espiritual ou ainda exibir as cicatrizes de experiências marcantes vividas ao longo de uma vida. Assim, podemos identificar variados níveis de sentido em relação a um símbolo, desde o nível mais pessoal até o plano mais transcendental. A árvore dentro de um sonho possibilita infinitas leituras diferentes.

"Interpretação do sonho nunca deve ser fechada"

Os sonhos estão ligados a um contexto cultural ou religioso. Cultura e religião fecham uma chave interpretativa. Um sonho pode ser também psicanalítico, junguiano ou existencialista. Enfim, a interpretação de um sonho nunca deve ser fechada.

Vya Estelar – Como uma pessoa deve "perceber" ou "encarar" o sonho?

Marcos Fleury – O sonho é a manifestação expressiva e criativa da psique. Sendo assim, trata-se de uma propriedade humana. Portanto cada um é dono do seu sonho. Logo não existe ninguém melhor, do que você mesmo, para interpretar o seu próprio sonho, que foi "criado"por você. Modernamente, procura-se entender os sonhos como possuindo uma multiplicidade de níveis de sentido.

Vya Estelar – Como devemos nos relacionar com o sonho?

Marcos Fleury – Primeiramente, valorizar o sonho como um elemento importante em sua vida. Atribuir para ele um valor de ferramenta. A valorização, é um primeiro passo, para ajudá-lo a lembrar dos seus sonhos. Para lembrar e trabalhar com os sonhos você tem que estar aberto para isto. É fundamental que se adote uma postura LÚDICA perante os sonhos. Se os sonhos são uma forma de expressão criativa da psique, então a melhor forma de tratá-los é buscar uma atitude criativa.

Pense diferente

Alguns consideram o sonho como um "pensar diferente". Diferente porque entre outras coisas, é um pensamento por imagens, símbolos e metáforas, e nós, ocidentais, temos grande dificuldade em tratar com esse processo. Talvez devêssemos dizer "nós adultos", uma vez que as crianças, até 6 ou 7 anos, em geral, mostram grande liberdade com essas formas de manifestação e, mais tarde, muitas vezes, transformam-se em adultos receosos e tímidos perante os sonhos.

Confiança e esperança

Essas qualidades, uma vez desenvolvidas, nos serão úteis em todas as esferas da vida, quer seja no trabalho, na vida pessoal ou nas relações sociais. Assim, para nós adultos, o trabalho com sonhos implica em recuperar e desenvolver certas qualidades perdidas, para alcançarmos formas de viver mais harmoniosas e saudáveis, com confiança e esperança.

Vya Estelar – Da para programar um sonho?

Marcos Fleury – Programações podem ajudar a se lembrar dos sonhos. Você pode durante todo o dia, solicitar com afirmações, que a sua psique, apresente durante um sonho, a solução para um determinado problema. Por exemplo, "quero ter um sonho, que me apresente uma solução para este determinado problema" ou "vou dormir sobre este assunto no sagrado". Escrever livremente sobre os problemas que angustia, também ajuda a chamar o sonho.

Vya Estelar – Como é esta relação da mente humana com o sonho premonitório?

Marcos Fleury – A mente inconsciente não tem limitação de tempo e espaço. Logo, pode acessar os elementos que transcendem os cinco sentidos da mente consciente e assim prever o futuro.

Vya Estelar – O que você tem a dizer sobre os sonhos repetidos?

Marcos Fleury – São os chamados sonhos recorrentes. É sinônimo de um aspecto, questão ou problema que precisa ser resolvido. Enfim, uma questão que não foi integrada.