Preciso me sentir aprovada pelo meu pai até hoje

Como faço para poder superar isso?”  

E-mail enviado por uma leitora:

Continua após publicidade

“Tenho quadro de depressão desde 2000, mas o que mais me incomoda é sentir que tenho que receber a aprovação do meu pai até hoje, com quase 44 anos. A aprovação dele geralmente não me é dada, e me sinto mal, angustiada e choro por horas. Como faço para poder superar isso?”  

Resposta: Olá! Às vezes precisamos avaliar as nossas demandas internas e/ou vulnerabilidades e como elas foram constituídas na nossa vida. Essas vulnerabilidades como falta de aprovação, desmerecimento, ‘desvalor’ e de não se sentir amada, faz com que a gente se sinta à mercê de uma situação que possa acioná-las, fazendo com que nos comportemos de forma que estas se confirmem, retroalimentando esse ciclo que pode se perpetuar sob vários contextos da nossa vida.

É preciso se libertar de regras rígidas e de autoconceitos que confirmem nossas crenças

Muitas vezes, essas demandas internas que temos se desenvolvem em forma de regras rígidas e autoconceitos que nos conduzem em várias áreas da nossa vida (pessoal, profissional, afetiva…), comprometendo-nos, podendo desencadear quadros clínicos, como depressão e ansiedade.

No seu caso, superar esses obstáculos requer o seu autoconhecimento a respeito do que a deixa vulnerável por não sentir essa aprovação paterna; e desde quando isso acontece contigo. Reestruturar a forma de como você se vê, fará com que você mude a percepção a seu respeito (visão de si), do mundo ao seu redor e em relação ao seu futuro.

Atenção!
Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicólogo e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Psicólogo Clínico Cognitivo Comportamental e palestrante. Doutor em Psicologia pela PUC-Campinas. Especialista em Psicologia Clínica pela USP. Certificado pela Federação Brasileira de Terapeutas Cognitivos no Brasil. Autor do livro “O Estresse da Escolha Profissional em Estudantes”, editado pela Paco Editorial. Tem mais de 13 anos de experiência profissional na área clínica. www.sintoniacognitiva.com.br Tel: 11 9 9274 4723