Como faço para poder superar isso?”
E-mail enviado por uma leitora:
“Tenho quadro de depressão desde 2000, mas o que mais me incomoda é sentir que tenho que receber a aprovação do meu pai até hoje, com quase 44 anos. A aprovação dele geralmente não me é dada, e me sinto mal, angustiada e choro por horas. Como faço para poder superar isso?”
Resposta: Olá! Às vezes precisamos avaliar as nossas demandas internas e/ou vulnerabilidades e como elas foram constituídas na nossa vida. Essas vulnerabilidades como falta de aprovação, desmerecimento, ‘desvalor’ e de não se sentir amada, faz com que a gente se sinta à mercê de uma situação que possa acioná-las, fazendo com que nos comportemos de forma que estas se confirmem, retroalimentando esse ciclo que pode se perpetuar sob vários contextos da nossa vida.
É preciso se libertar de regras rígidas e de autoconceitos que confirmem nossas crenças
Muitas vezes, essas demandas internas que temos se desenvolvem em forma de regras rígidas e autoconceitos que nos conduzem em várias áreas da nossa vida (pessoal, profissional, afetiva…), comprometendo-nos, podendo desencadear quadros clínicos, como depressão e ansiedade.
No seu caso, superar esses obstáculos requer o seu autoconhecimento a respeito do que a deixa vulnerável por não sentir essa aprovação paterna; e desde quando isso acontece contigo. Reestruturar a forma de como você se vê, fará com que você mude a percepção a seu respeito (visão de si), do mundo ao seu redor e em relação ao seu futuro.
Atenção!
Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicólogo e não se caracteriza como sendo um atendimento.