O e-book “Apontar… Preparar… e Cantar” é dirigido a pais com crianças de 1 a 5 anos e traz divertidas canções de roda, infantis e da cultura brasileira
A psicopedagoga e colunista do Vya Estelar, Betina Serson, acaba de lançar pela Amazon o e-book “Apontar… Preparar… e Cantar”. O livro é voltado para esta faixa etária, pois trata-se da fase mais importante de todo o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança.
Assim, os pais serão mais efetivos quando participarem ativamente da vida dos filhos desde a primeira infância.
O que acontece com a criança quando ela brinca?
Quando a criança brinca, ela constrói uma relação saudável com os pais e com o mundo ao seu redor e consegue expressar sentimentos que não seriam expressos em palavras. Brincar é mais do que rir e se divertir.
Ao brincar os pais devem exteriorizar a forma que se sentem mais confortáveis. Uma vez que as nossas melhores brincadeiras são aquelas que nos parecem envolventes. Nesse sentido, a música, o canto e a dança caem como uma luva numa atividade lúdica que leva à criança a um estado lúdico e de fluidez (flow feeling) com uma maravilhosa conexão com as emoções.
Cantar e dançar faz parte de todas as culturas desde sempre. Calcula-se que a música tenha surgido a 50 mil anos atrás, desde as primeiras tribos na África.
Como surge a ligação da criança com a música
A ligação com a música começa ao nascer, quando a criança já consegue diferenciar entre os timbres, as alturas e as intensidades das notas musicais.
Então, nessa fase em que os filhos ainda são bebês, os pais já começam a cantar intuitivamente músicas, que aprenderam com os próprios pais, para poder acalmá-los e confortá-los.
Além do mais, a música é uma linguagem muito importante na comunicação e expressão humana, pois cria vínculos entre pais, filhos e avós.
Enfim, a voz materna é a primeira sonoridade que a criança tem contato. Aos poucos as canções e brincadeiras musicais passam a integrar o universo da criança.
As primeiras brincadeiras musicais
Os barulhos que o bebê faz com os lábios e a boca são suas primeiras brincadeiras musicais. As canções de roda ou infantis são as que os pais têm na memória musical e que podem criar momentos inesquecíveis e fortalecer os vínculos entre toda a família.
É preciso resgatar a espontaneidade dos momentos em família. O livro não tem a pretensão de ser didático e explicar como os pais devem agir ou se comportar. Seu maior objetivo talvez seja o de dar ideias de como os momentos em que estão com os filhos podem ser bem aproveitados. A trilha sonora dessa divertida brincadeira e união são músicas conhecidas por todos desde o nascimento.
“Na minha experiência profissional pude sentir a dificuldade dos pais de brincar com os filhos. Parece que ficou complicado simplesmente jogar conversa fora ou ter momentos descontraídos com os filhos”, explica Betina. “Assim, a intenção é a de fazer um guia com ideias divertidas e fáceis para avós, pais e filhos se reconectarem a partir do que lhes é conhecido”, complementa.
As músicas contidas no livro foram selecionadas como o objetivo de transmitir valores culturais através de uma linguagem simples.