A palavra dita pelos pais têm poder e podem impactar de modo positivo ou negativo no desenvolvimento dos filhos. Saiba como usar a palavra(s) apropriada(s) com seus filhos.
E-mail enviado por um leitor:
“Ontem assistindo ao programa Tonight na CNN, eles discutiam o seguinte tema: ‘Palavras têm poder?’ Eu como pai pensei sobre como isso pode repercutir no desenvolvimento dos meus dois filhos ainda bem pequenos. Caso a senhora possa me orientar sobre que tipo de fala os pais não deveriam dizer aos filhos, fico muito agradecido.”
O poder da palavra dos pais
Resposta: Você tem toda a razão as palavras têm um impacto positivo ou negativo sobre as pessoas. As palavras podem machucar mais que um tapa ou um soco.
Assim, o importante é mostrar aos seus filhos desde pequenos, que podemos usar as palavras para nos comunicar e conviver com as outras pessoas.
Os seus filhos vão aprender muito com o seu exemplo: como você fala com os outros, como trata os outros. Mesmo sem querer, hoje em dia existe um número de reclamações muito grande ou porque a comida está demorando ou porque alguma coisa em casa não está funcionando da maneira apropriada ou como queremos tudo para ontem.
Como ensinar seus filhos a usar a palavra apropriada
Então, uma boa maneira de ensinar aos seus filhos, é mudando o seu comportamento. Assim, quando for reclamar use as palavras apropriadas. Ou então, quando for a um restaurante, espere na fila para sentar em uma mesa, fale com quem está te servindo com educação. Outro exemplo: quando fizer algum comentário de outra pessoa, faça com educação. Enfim, evite xingar as pessoas.
Enfim, procure dar uma ideia mais positiva nas simples ações do dia a dia. Mostre ao seu filho como reclamar sem gritar, ou mesmo quando estiver discutindo, use as palavras para esclarecer o seu ponto de vista. Se precisar ter uma reunião na escola pergunte o que está acontecendo ao seu filho e ouça o que a escola tem a dizer.
Outra possibilidade é conversar com os filhos sobre não usar os defeitos dos outros como alvo de zombaria.