por Eduardo Ferreira Santos
"Como me livrar do sentimento de culpa e punição por atitudes que inclusive me feriram? Isso me faz tanto mal. Por que tanta dificuldade em me perdoar e reconhecer que não sou perfeito?"
Resposta: O sentimento de culpa é algo bastante complicado de se lidar, pois pode, a priori, ser um sentimento habitual de um estado depressivo, o qual deve ser tratado primeiro.
Por outro lado, vale a pena mesmo fazer uma reflexão profunda sobre o que está causando esse sentimento e avaliá-lo com seriedade.
Técnica para se libertar do sentimento de culpa
Costumo propor aos meus clientes que, na imaginação, simulem um verdadeiro "julgamento" de si mesmos, assumindo ora o papel de promotor, ora o de advogado de defesa, ora o de juiz e das próprias testemunhas.
Imagine-se em um tribunal em que são apresentadas as mais sinceras acusações contra você e "ouça" atentamente sobre o que o acusam…
Seu "advogado" irá apresentar as defesas e você mesmo poderá depor assumindo ou não a responsabilidades por suas "falhas".
O "juiz", então, irá julgá-lo, considerando todos os AGRAVANTES e ATENUANTES determinando o veredito e as penas caso, de fato, seja condenado!
Só então, você poderá entrar em contato com o mais profundo de seu psiquismo e reconsiderar todas as suas ações e omissões ao longo da vida.
Humildemente peça PERDÃO a si mesmo e tente encontrar um padrão de vida que lhe seja mais amigo e confortável.
Acredite! Isso pode ajudá-lo. E muito!