Você já prestou atenção na sua ingestão de sal diária? Talvez pensando rápido sua resposta seja: consumo pouco. Se estiver certo(a), ótimo! Mas olhe para além do sal que adiciona na comida e observe se se sua rotina alimentar inclui: caldo de legumes artificial, macarrão instantâneo, produtos congelados como lasanha, pizza, nuggets… embutidos em geral (salsicha, linguiça…), frios em geral, molhos prontos de salada, comida de fast-food etc.
Todo esse conjunto de comidas prontas faz com que o consumo médio do brasileiro seja mais que o dobro dos 5g de sal (uma colher de chá rasa), recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) chegando a soma de incríveis 12g que podem ser traduzido facilmente para o dia a dia, sendo nada mais do que 12 daqueles saquinhos que estão nas mesas dos restaurantes.
Consumo de sódio
Lembrando que o sódio é importante para organismo para regular o volume plasmático, na contração muscular e impulso nervoso, mas o grande problema é o exagero que traz aumento no risco de doenças cardíacas como a hipertensão, AVC (Acidente Vascular Cerebral) e doenças renais.
Por isso, é importante a diminuição do consumo de alimentos industrializados e o retorno a alimentação caseira e saudável (comida de verdade e não alimentos prontos).
Então reserve um tempinho durante a semana para programar seu cardápio para que evite recorrer aos alimentos prontos e cheios de sal