por Anette Lewin
"Meu namorado me pediu um tempo faz 3 meses. Mas ainda o vejo, vou na casa dele e ele na minha. Ele fala que não quer perder o contato com a minha família e principalmente comigo. Mas quando falo que a gente precisar conversar sobre esse tempo ele muda de conversa. Essa história me deixa triste e mexe com a minha saúde. O que devo fazer?"
Resposta: Dar um tempo nem sempre significa apenas uma pausa para "refletir" sobre a relação a distância. No seu caso, a distância nem mesmo existe, pois vocês se encontram intermediados pelas famílias.
O que isso pode estar sinalizando?
Algumas hipóteses podem ser levantadas. Talvez o que deva ser revisto são os momentos que vocês passam a sós, pois eles é que foram excluídos da relação, não é? O que acontece nesses momentos? Vocês são uma boa companhia um para o outro? Conseguem conversar e das boas gargalhadas a dois? São carinhosos um com o outro? Sentem-se livres para dizer claramente quando querem e quando não querem estar juntos? Pense principalmente nessa última colocação. Será que você não o pressionou demais em virtude de suas inseguranças pessoais?
Depois de rever todas essas questões, tente entender que dar um tempo pode significar mudar algumas coisas para que a relação funcione. Principalmente tentar diminuir sua ansiedade que já está interferindo em sua saúde física!
Tente entender que para uma relação dar certo os dois têm que querer.Você só é responsável pelos seus próprios comportamentos e é só sobre eles que tem autonomia. Nos dele é ele quem manda e quem decide.
Respeite o tempo que ele pede mas tente, caso voltem, fazer com que os momentos a dois sejam agradáveis, com a leveza e a intensidade que cada encontro pede; evite cobranças pois ninguém gosta disso. E invista na sua própria pessoa quando estiver longe dele: cuide-se, estude, converse com gente interessante. Enfim, tente sempre tornar-se uma pessoa melhor, pois terá mais chances de ser admirada por seu atual namorado ou por outro que venha a sucedê-lo.