Da Redação
Uma das grandes escolhas de nossas vidas acontece ainda na adolescência, quando saímos do ensino médio e escolhemos que profissão seguir entre centenas de possibilidades de nível técnico ou superior.
Essa escolha geralmente é baseada em uma série de fatores que envolvem não só nossos gostos e aptidões, mas opiniões de familiares, amigos, ou alguma atividade profissional na qual tenha se envolvido na adolescência, por exemplo.
No entanto, com o passar do tempo, novos interesses podem surgir e é comum que em algum momento da nossa trajetória profissional venhamos a nos perguntar se não é a hora de dar uma guinada de carreira.
Abrir o próprio negócio, mudar de área, enfim, dar novos rumos à atuação. Muitas transformações de carreiras ocorrem após momentos em que a pessoa começa a rever sua trajetória e buscar um sentido maior no trabalho.
As razões para a realização dessa mudança são diversas. Os profissionais podem estar em busca de uma remuneração melhor, mais qualidade de vida ou mais satisfação na atividade a ser desenvolvida.
Segundo, a psicóloga Joseane Freitas, especialista em processos de gestão de carreira, nesses casos a palavra-chave é planejamento. “Para realizar de forma eficaz uma mudança profissional é preciso ter bem definido seus objetivos e com isso elaborar um plano de transição de carreira bem formulado, confiável e seguro”.
Cinco dicas para fazer a transição de carreira com segurança
1º) Objetivo – Você já sabe qual é a nova área de atuação que pretende seguir, portanto uma das principais tarefas é saber quais as competências exigidas para essa nova atividade:
– Quais os conhecimentos obrigatórios?
– O que é considerado um diferencial na área?
– Qual(is) curso(s) você deverá fazer?; enfim, é importante coletar o máximo de informação possível sobre a área.
2º) Estude – Sabendo quais competências e conhecimentos são necessários para a nova área de atuação, invista nos estudos. Uma mudança de carreira envolve novos aprendizados e conhecimentos técnicos.
3º) Prepare-se para o recomeço – Sempre que começamos uma nova jornada precisamos subir um degrau de cada vez. Portanto, é imprescindível planejar bem sua vida financeira para iniciar essa fase de transição. O processo de entrada no mercado de trabalho será iniciado do zero, logo, possivelmente haverá redução nos ganhos até se chegar a um patamar mais elevado na profissão.
4º) Ajuda profissional – O processo de transição de carreira envolve uma reestruturação geral na vida, é preciso adquirir novos estudos e competências, assim como o remanejamento pessoal e financeiro em busca desse novo objetivo, e muitas vezes as pessoas podem acabar se perdendo, dessa forma pode ser importante procurar ajuda de um profissional especializado que irá ajudá-lo ao longo de todo o processo de transição.
5º) Perseverança – Como tudo na vida, a transição de carreira é um processo, ele não acontece da noite para o dia, é preciso estar preparado para continuar caminhando mesmo quando houver frustração ou desânimo. Coragem, determinação e atitude são qualidades indispensáveis para se alcançar o sucesso.
Fonte: Joseane Freitas é Psicóloga, Mestra em Educação pela UNICAMP e Especialista em Desenvolvimento do Potencial Humano nas Organizações, pela PUCCAMP.