Receio de impor limites na educação dos filhos

Com filhos já na puberdade é possível, sem receio, sentar e conversar para impor limites e regras na educação deles 

E-mail enviado por um leitor:

Continua após publicidade

“Tenho receio de impor limites aos meus dois filhos que ainda são crianças na puberdade. Temo não ser respeitado, obedecido ou sofrer represálias. Como lido com isso? Uma orientação de vocês do Vya Estelar será muito bem-vinda e ficarei muito grato.”      

Resposta: Muitos pais têm essa sua mesma dúvida e a mesma insegurança ao dizer “não” aos filhos. Se esquecem que dizer “não” muitas vezes é uma demonstração de carinho. É uma demonstração de preocupação com o filho. Muitas vezes acontece o contrário. Os filhos começam a fazer birra para saber até onde podem ir para chamar a atenção. O melhor é começar a impor algumas regras como: horário para usar internet ou celular; horário para estudar e fazer o dever de casa; hora de chegar em casa; avisar com quem está e onde.

Receio de impor limites na educação dos filhos

Pode ser que no começo os seus filhos reclamem. Mas insista na sua decisão para se sentir mais seguro. Como seus filhos já estão na puberdade, você pode sentar com eles e dizer que está preocupado com a segurança deles e que por isso quer fazer algumas regras em casa. Faça com eles um acordo quanto às regras. Provavelmente eles irão concordar com algumas e outras irão reclamar. Mas lembre-se que você é o adulto da relação e algumas decisões têm de partir de você.

Atenção!
Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicopedagoga e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Betina Serson é graduada em Pedagogia com pós-graduação em Psicopedagogia e Mestrado em Early Childhood Education nos Estados Unidos. Trabalhou por vários anos em escolas de educação infantil Americanas. De volta ao Brasil trabalha com psicopedagogia clinica, capacitações para profissionais, colunista na área de desenvolvimento infantil e palestrante.