Redes sociais x vida real: você boia ou navega? 

Vida real x redes sociais: muitos não navegam nas redes sociais, só boiam, pois para navegarmos num “mar”, precisamos fluir na vida, ter um destino

Num mundo cada vez mais acelerado, virtual, do metaverso, do Instagram e das redes sociais, todo mundo é de bem com a vida, lindo, sarado, malhado e sem problemas. Neste contexto, as pessoas sempre comem as melhores comidas e frequentam os melhores lugares. Nesse “mundo” não há procrastinação e erros. A perfeição impera e toma conta. E parece que todos vivem uma felicidade plena. Postando e viralizando.

Continua após publicidade

Redes sociais x vida real

Uma verdadeira mentira virtual vivida por tantos. Como consequência, milhares de pessoas adoecem a cada instante.
É um engano total para os que “boiam” na internet das redes sociais. Usei a expressão “boiam”, pois aprendi com o neurocientista Pedro Calabrez que as pessoas não navegam nas redes da internet, as pessoas “boiam”. Porque para navegarmos num “mar”, precisamos ter orientação, sentido, informações e conhecimento. Precisamos saber para onde queremos ir. Ter um destino e um objetivo. E o uso das redes e mídias sociais é tão excessivo e adoecedor que deixa as pessoas sem rumo… “boiando” nesse mar de informações soltas sem direção e sem ponto de chegada.

Na internet das redes sociais, somos superficiais nas informações. Segue-se sem rumo passando-se os dedos para cima e para baixo como meros “robôs humanos”. Não se vivem verdades de aprofundamento. É um mecanismo que nos “engessa cognitivamente” e nos trava para os bons hábitos posteriores. O excesso dessas mídias nos deixa presos, cada vez mais, em um ciclo de procrastinação. Percebem isso?

Enfim, vida real é assim… quer um exemplo?

Você acorda cedo porque tem compromissos a assumir, se sente não tão bonita, algumas vezes, e tudo bem, pois precisa seguir. Tem que demonstrar coragem para os filhos que você vai levar para escola, afinal, o exemplo educa mais que as palavras. E seguindo, mesmo sem vontade alguma, você vai praticar o seu exercício físico porque entendeu que a sua saúde mental pede isso. Porque praticar atividade física é viver no “modo vida real”. Requer decisão e esforço diário. Depois você segue cumprindo e dando “check” nos compromissos do dia a dia.

Continua após publicidade

Vida real é assim… dias bons, dias ruins, dias maravilhosos… e dias mais ou menos, mas tudo bem. Tudo bem você não se sentir bem o tempo inteiro, ok?! Mas siga… tente ao máximo viver sua vida real.

Gosto muito dessa frase do Viktor Frankl: “Se você não sabe qual é a sua missão na vida, já tem uma: encontrá-la”.

Vida real é sobre isso: encontrar a sua missão.

Continua após publicidade

Psicóloga Clínica Cognitivo-Comportamental; Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde - UFP - Universidade Fernando Pessoa em Portugal. Defendeu a sua dissertação com excelência e nota máxima sobre: “A interferência das redes sociais nos relacionamentos”. Especialista em Psicologia da Saúde, Desenvolvimento e Hospitalização – UFRN; Especialista pela Faculdade de Medicina do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP – SP. Foi professora da Pós-graduação em Psicologia – Terapia Cognitivo-Comportamental (Unipê). Há 20 anos atendendo na clínica a adolescentes, adultos, casais e famílias. Membro da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas - FBTC. Mantém o Blog próprio desde 2008. Mais informações: www.karinasimoes.com.br. Atendimentos com consultas presenciais ou online