Relação entre orgulho e vaidade; entenda  

Por que orgulho e vaidade são irmãos gêmeos? Ninguém é superior a você… O que você percebe no outro como “inferior”, “menor” ou “pior”… está espelhado em algum aspecto do seu Ser, mas é preciso coragem para se olhar na frente desse espelho.

Hoje, durante minha meditação matinal, meu foco de consciência foi levado a observar dois aspectos humanos que precisamos muito compreender agora. A vaidade e o orgulho.

Continua após publicidade

Nossos egos foram programados a acolher essas duas características numa intensidade tal, que nos tornamos seus reféns.

A VAIDADE nos faz crer que somos melhores do que os outros, que sabemos mais, que devemos ser tratados com deferência por aqueles que consideramos inferiores. Uma pessoa tomada pela vaidade torna-se cega, perde a capacidade de raciocinar e desenvolve a arrogância tirânica dos que desprezam qualquer visão que seja diferente da sua.
“_Como ousa?”

Relação entre orgulho e vaidade

O ORGULHO tem certa conexão com a vaidade. O orgulhoso é incapaz de admitir vulnerabilidades, de admitir que se enganou. O erro traz imensa dor aos que estão tomados pelo orgulho. Por esse motivo, os erros são escondidos, e todo um teatro é criado na personalidade para manter uma ilusão de impecabilidade. Não há evolução se não formos capazes de reconhecer que o caminho escolhido pode não ter sido o melhor.

Vaidade e orgulho juntos são muito perigosos e podem colocar em risco a visão clara do que “é” a transparência, a verdade.
Eu sei, nossa tendência é olhar para “os outros” e encontrar neles essas características. No entanto, não existem “outros”. Tudo o que vemos à nossa volta é um reflexo do que ocorre dentro de cada um de nós.

Continua após publicidade

Nós somos a fonte criadora da realidade que vivemos. Assim, eu lhe peço algo CORAJOSO, e aqui estou fazendo o mesmo. Encontre essas características em você. Olhe para si com muita coragem. Pode ser que esses aspectos não sejam tão marcantes. Uma vaidadezinha aqui, uma atitude orgulhosa lá… Mas encontre-as e dissolva-as em amorosidade, na consciência da Unidade.

Ninguém é superior a ninguém. Ninguém é o detentor da verdade. Ninguém está livre de ter se enganado.

Há imenso poder em assumir um erro, em descer do pedestal e compreender que todos, TODOS, somos almas em evolução.
Resgate sua MODÉSTIA e HUMILDADE, armas poderosas que nos permitem adquirir a verdadeira SABEDORIA e caminhar na direção da tão almejada PAZ, que precisa começar dentro de nós.

É Psicóloga Clínica, atua numa abordagem transpessoal. Seu trabalho é direcionado a favorecer o autoconhecimento e a transformação das crenças limitadoras que nos mantêm aprisionados a padrões repetitivos de escolhas. É escritora, publicou 'Gente que mora dentro da gente' e o best-seller 'Palavra de Criança' pela editora Pensamento

Continua após publicidade