Escolha na vida amorosa: “Uma criança que viveu num ambiente onde brigas ou traições eram constantes, “conhece” esse modelo de relacionamento, mas ela é livre para decidir repetir isso ou, jamais, se submeter a isso…”
Tudo o que uma criança vivencia em sua primeira infância, se torna uma referência pra ela.
É a partir das suas experiências, que ela vai formar suas crenças, tomar decisões e criar padrões de comportamento. Tudo isso será arquivado em seu inconsciente e se tornará automático em sua vida, até que a incomode.
É só aí que ela poderá buscar ajuda, para tornar-se consciente de seu processo e ser capaz de fazer novas escolhas que realmente a deixem feliz.
Livre-arbítrio nas escolhas amorosas
O desconforto, os conflitos, na verdade, são aliados de nossa essência para nos alertar que estamos num caminho diferente do que nos deixa bem.
Portanto, qualquer comportamento que eu queira mudar, será possível fazê-lo, desde que eu me torne consciente de suas causas e decida agir para essa mudança. Nada é determinado ou imutável. Temos tendências, exemplos, DNA, mas acima de tudo o livre-arbítrio para “Ser quem Somos de verdade”!
Uma criança que viveu num ambiente onde brigas ou traições eram constantes, “conhece” esse modelo de relacionamento, mas ela é livre para decidir repetir isso, ou jamais se submeter a isso.
Sem consciência, apesar de sua decisão, ela poderá atrair relacionamentos semelhantes, mas ao sentir-se mal, poderá construir um novo caminho para sua vida utilizando seu lado parental nutritivo, que diz que ela pode e merece ser feliz, seguindo seus próprios valores e não simplesmente repetindo modelos.
Conhecer sua história, gera a possibilidade de rever todos esses exemplos e escolher ter autonomia, não ser simplesmente um “resultado” de um meio contaminado.
E você, está se sentindo bem com suas escolhas?