por Nicole Witek
A maioria das doenças foi erradicada pelos simples fato de haver hoje uma melhor higiene de vida, hábito da prevenção e mudanças alimentares: melhor qualidade, melhor informação.
Quem envelhece de uma maneira equilibrada, “successful aging” , tem uma personalidade característica.
Quem é essa pessoa que consegue envelhecer harmoniosamente?
– Essa pessoa se sente responsável pelo seu envelhecimento;
– Sabe se adaptar às mudanças;
– Tem bons relacionamentos com os outros;
– Sabe dar um sentido à vida;
– Sabe ficar com um astral bom em todas as circunstâncias;
– Fica otimista, alegre, curioso para a vida;
– Tem uma personalidade forte e positiva.
Para avançar na linha do tempo com boa saúde, precisamos preencher nosso papel: aconselhar as novas gerações, que, mergulhadas na ação, não têm essa distância para avaliar os eventos de maneira objetiva. Refletir com os jovens, preparar o futuro com eles e orientar certas decisões políticas, pode ser um sonho ao nosso alcance.
É a primeira vez na história humana que uma geração inteira vai acumular experiência e passar para frente. Antigamente morria-se de maneira prematura (guerra, epidemias). As gerações anteriores não tiveram tempo para passar suas experiências para as novas gerações.
Esse tempo prolongado em relação às gerações anteriores, essa longevidade, permite a implementação de projetos, a visão a longo prazo, a reflexão em grupo, a transmissão de valores novos, de inovações humanistas para inventar um futuro adequado ao planeta: novas maneiras de viver juntos, novas maneiras de evitar a dependência, novas maneiras de nos ligarmos uns aos outros com uma espiritualidade laica.
Um envelhecimento com sucesso, uma maturidade harmoniosa se prepara. Nosso olhar sobre a terceira idade mudou, uma longevidade tão grande necessita de reflexões de vários tipos. É necessário levar em conta contingências e libertação. Novos dados estão a cada dia modificando nossos padrões, permitindo uma revisão constante de nossos preconceitos e conceitos. Felizmente!
Mesmo que se percam certas capacidades, outras as substituem, novos direitos, novos papéis.
Como as interdições psicológicas estão sumindo, existe a possibilidade do não fazer nada ou de acompanhar o tempo da maneira que quisermos. Isso é a verdadeira conquista da liberdade, do envelhecimento feliz.
Para se manter em boa forma, é mais fácil evitar o declínio do corpo do que o consertar. Mesmo que a cirurgia esteja muito avançada, é mais importante se manter em boa forma.
Enfim, assistimos a uma verdadeira transformação da demografia: a humanidade toma posse dela mesma, em todos os continentes. Ela quer dominar seu destino. Não existe mais a tradição religiosa como única estrutura da sociedade. Nessa geração, ninguém se acha mais “mandado” por forças externas e divinas.
Existe uma metamorfose do ser humano, uma nova geração que busca comunicação, felicidade e não aceita passivamente o peso da velhice e da solidão. Tem tudo para compartilhar com as novas gerações, com entusiasmo e amor.
Novas perspectivas que permitem o tear de relações pessoais, relações transcontinentais e transpessoais estão aparecendo. É um futuro lindo que estamos preparando.