por Margareth dos Reis
Resposta: Vamos responder, primeiramente, o que reflete a preocupação específica em relação à sua primeira experiência sexual com penetração: continuar ou não a relação caso haja sangramento.
Nem toda garota sangra na primeira vez. Tudo vai depender do tipo de hímen que ela tem. Por isso, algumas sangram, outras sangram menos e outras nem sangram. O ideal, então, é uma consulta ginecológica em que se possa verificar qual é o seu tipo de hímen e você receber orientações que se apliquem ao seu caso.
Mas, para além dessa questão, outros fatores também são importantes de se avaliar na consulta ginecológica para garantir o seu bem-estar nessa hora. Por exemplo, como não se expor à relação sexual sem proteção, pois o uso de contraceptivo e preservativo é fundamental. O método contraceptivo que for indicado para você irá protegê-la de uma gravidez não planejada e o preservativo de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
As expectativas fantasiosas quanto às primeiras relações sexuais podem contribuir para o aumento do medo de sentir dor e até mesmo para a dificuldade de atingir o orgasmo. Sem conseguir relaxar ou se sentir à vontade com o parceiro o desconforto pode tomar conta da situação. A escolha de um ambiente confortável e de completa privacidade será preciso para que o casal não se sinta ameaçado durante o contato íntimo.
Assim sendo, para essa vivência ímpar em sua vida, procure se preparar adequadamente e curtir o prazer das suas descobertas sem ansiedades desnecessárias.