Como fazer meu namoro dar certo?

Entre os ingredientes para fazer um namoro dar certo estão: boa vontade, uma real intenção, empatia, não ter uma expectativa de querer mudar outro; saiba como lidar com o par no início do namoro

E-mail enviado por uma leitora:

Continua após publicidade

“Depois de um bom tempo solteira, consegui finalmente engatar num relacionamento e estamos namorando… Nem acredito… Sinto uma mistura de contentamento, mas também de apreensão e ansiedade… Então penso que se eu conseguir fazer com que o meu namorado se torne uma pessoa melhor e eu faça o mesmo, por ele, que esse namoro pode dar certo. Como você pode me ajudar a trilhar esse caminho? Qualquer tipo de orientação será muito bem-vinda! Muito obrigada!”

Resposta: Parece que você se sente feliz de ter conquistado uma nova pessoa que aceitou estabelecer um vínculo mais profundo com você. Mas uma frase chama muita atenção no seu e-mail. Você diz: “se eu conseguir fazer com que o meu namorado se torne uma pessoa melhor e eu faça o mesmo, por ele, esse namoro pode dar certo”

Essa frase sinaliza que existe uma expectativa de mudança muito forte na sua cabeça. Pergunta-se então: o que não está bom a ponto de você sentir que mudar é imprescindível? Será que agora não seria a hora de cada um se mostrar como é, tentar entender o outro, ao invés de criar expectativas de mudança?

Sim, porque as pessoas têm características que nem sempre são fáceis de mudar.

Continua após publicidade

Como fazer esse namoro dar certo?

É claro que a convivência, a boa vontade e a real intenção de fazer uma relação dar certo são imprescindíveis para o sucesso de qualquer vínculo, mas ninguém pode garantir que as pessoas mudarão em função disso.

Então, tente fazer uma avaliação mais realista desse namorado que você conquistou e entender se você gosta dele e o aceita como ele é; se você é capaz de aceitar as diferenças entre vocês; se você entende que conviver com alguém, muitas vezes, significa abrir mão de uma expectativa pelo relacionamento. Tente imaginar o que é conviver com ele por muito tempo sem grandes mudanças. Nele ou em você.

Existe uma piada que diz: “a mulher sonha com um homem que mudará depois do casamento e ele não muda; o homem sonha com uma mulher que permanecerá sempre a mesma da época do namoro e ela muda!” Como toda piada tem um fundo de verdade, seria bom você refletir sobre isso para não se decepcionar.

Continua após publicidade

Sim, mulheres mudam com mais facilidade do que homens. Desde seu corpo, que se transforma para serem mães, até suas cabeças que funcionam de forma menos linear do que as cabeças masculinas. É claro que existem exceções, mas, no geral, as mulheres são mais ávidas por mudanças do que os homens.

Certamente, você está tentando conduzir esse seu novo relacionamento da melhor forma que pode. Ansiedades são normais num início de relacionamento, principalmente porque ainda não se sabe como o parceiro reage em situações de conflito. E parece que você entende que conseguir conquistar é diferente de conseguir manter. Então, tente concentrar-se no presente e, com muita calma, procure entender melhor essa pessoa que você acabou de conquistar. Ambos acertarão às vezes e errarão outras. Mas a construção de um relacionamento duradouro se apoia principalmente no alicerce da empatia. Conseguir colocar-se no lugar do outro e respeitar seu modo de pensar, de sentir ou de agir facilita uma convivência leve onde as experiências são trocadas com respeito e boa vontade. Relacionamentos baseados em idealizações tendem a ruir com muita facilidade.

Atenção!
Esta resposta (texto) não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicóloga e não se caracteriza como sendo um atendimento.

É psicóloga graduada pela PUC/SP. É psicoterapeuta de adultos e adolescentes em consultório particular desde 1975 até a presente data. É coach em saúde mental. Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), ainda mais pertinho de nós. A psicóloga Anette Lewin responderá perguntas enviadas por você sobre relacionamento amoroso, conflitos na vida a dois e conjugal. Esta resposta possui dois formatos: 1º formato: responder as perguntas enviadas por você; 2º) formato: extrair uma palavra em específico de uma pergunta que você enviou (ex: traição). E partir desta palavra, revelar o significado do que sentimos ao nos relacionar. Seu nome e e-mail serão preservados.