Será que minha mulher está me traindo?  

Se você está sentindo que seu casamento não vai bem, o melhor a fazer é ter uma conversa com sua esposa e entender o que não está funcionando

E-mail enviado por um leitor:

Continua após publicidade

“No YouTube tem muitos vídeos dando os sinais de que a sua mulher pode estar te traindo. Esses vídeos podem ser levados a sério? Nunca vasculhei o celular da minha mulher. Mas certos sinais de traição expostos nesses vídeos ela tem apresentado, como ir para o banheiro e ficar lá um tempo bem além do normal e de vez quando quer sair só com as amigas na sexta à noite e ela não tinha esse hábito. Nosso sexo anda morno tipo 15 x 15 em dias, mas antes era uma média de 2 a 3 vezes por semana. Devo me preocupar? Fico ansioso quando ela sai com as amigas. O que faço? Se puder me ajudar… Muito obrigado.”

Resposta: Vamos começar a avaliar sua questão fazendo a seguinte pergunta: o que você faria se descobrisse que sua mulher está te traindo?

Sim, porque é importante saber se as consequências dessas evidências que você procura servirão para acalmá-lo ou apenas colocarão você numa situação menos confortável do que a que já vive.

Será que minha mulher está me traindo?

Se você está sentindo que seu casamento não vai bem, o melhor a fazer é ter uma conversa com sua esposa e entender o que não está funcionando. Basear-se em “dicas” dadas em redes sociais, sem respaldo confiável, é, no mínimo, temeroso. Sair com amigas é normal; ficar muito tempo com celular em um lugar privativo, também. Assim como a diminuição da frequência sexual depois de algum tempo de relacionamento. Portanto, esses comportamentos, por si sós, nada podem garantir.

Parece que sua esposa tem necessidade de viver seus momentos pessoais sem a sua participação, mas isso até é saudável. Nenhum casal vive grudado 24 horas por dia a não ser em viagens. Assim, ao invés de se preocupar com o que ela faz sem a sua participação, seria mais adequado você procurar melhorar a qualidade do que fazem quando estão juntos.

Continua após publicidade

Já tentou avaliar se os momentos em que o casal fica junto são agradáveis para os dois? Se vocês se divertem juntos? Se resolvem a contento as eventuais discordâncias? Sim, é importante que a vida a dois seja prazerosa, caso contrário, os momentos a dois serão cada vez mais evitados.

Tente também rever se sua vida pessoal está satisfatória. Existem atividades que você gostaria de fazer que não incluem a presença de sua mulher? Se a conclusão for sim, tente incluir essas atividades em sua vida: sair com amigos, assistir a algum filme ou série que você gosta mas ela não, praticar algum esporte etc. Talvez essas atividades ajudem você a não ficar tão preocupado com a vida dela e focar na sua própria vida.

E, como foi dito no começo, avalie o que faria se descobrisse que sua mulher trai você. Se separaria? Daria uma chance? Trairia também? Pois é. Ao invés de buscar evidências que muito provavelmente levariam a uma ruptura brusca e litigiosa, se você ainda quer ficar casado com essa mulher, e melhor investir na qualidade desse relacionamento e tentar melhorá-lo. E, se chegar à conclusão que esse relacionamento não vale mais a pena como um todo, melhor terminá-lo amigavelmente do que transformar sua mulher na vilã da história. Afinal, num casamento, raramente a culpa do fracasso é só de uma das partes. Os dois têm responsabilidades e devem assumi-las.

Continua após publicidade

Atenção!
Esta resposta (texto) não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicóloga e não se caracteriza como sendo um atendimento.

É psicóloga graduada pela PUC/SP. É psicoterapeuta de adultos e adolescentes em consultório particular desde 1975 até a presente data. É coach em saúde mental. Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), ainda mais pertinho de nós. A psicóloga Anette Lewin responderá perguntas enviadas por você sobre relacionamento amoroso, conflitos na vida a dois e conjugal. Esta resposta possui dois formatos: 1º formato: responder as perguntas enviadas por você; 2º) formato: extrair uma palavra em específico de uma pergunta que você enviou (ex: traição). E partir desta palavra, revelar o significado do que sentimos ao nos relacionar. Seu nome e e-mail serão preservados.